Conselho de Segurança da ONU faz reunião de emergência sobre situação da Ucrânia

Imagem:

Compartilhar:

Brasil espera que 2015 traga avanços à reforma do Conselho de Segurança

Criado em 05/01/15 12h09 e atualizado em 05/01/15 13h05
Por Mônica Villela Grayley Fonte:Rádio ONU [2]

Antonio Patriota
Segundo o embaixador do país nas Nações Unidas, Antonio Patriota, 2015 é importante para as Nações Unidas que completam 70 anos de existência (Antonio Cruz/ABr)

O Brasil espera que o novo ano traga avanços no processo de reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Segundo o embaixador do país na organização, Antonio Patriota, 2015 é importante para as Nações Unidas que completam 70 anos de existência. Nesta entrevista à Rádio ONU, o embaixador Patriota afirmou que este tema tem avançado pouco na agenda da organização.

Leia mais: 

Conselho de Segurança da ONU define agenda mensal [3]

Angola reafirma apoio ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU [4]

Argentina condenou 557 agentes da ditadura em 2014 [5]

Paz e Segurança

"Esperamos também que haja possibilidade de avançarmos no território da reforma do Conselho de Segurança que permanece, digamos, o grande capítulo de reforma das Nações Unidas ainda não satisfatoriamente equacionado. Enfim, só esses elementos aí já nos darão muito trabalho e demonstram que a agenda, tanto de paz e segurança como de desenvolvimento sustentável, como também em outras áreas, por exemplo, nos direitos humanos, continuaremos a trabalhar intensamente."

A configuração atual do Conselho de Segurança tem cinco países com assentos permanentes e 10 com cadeiras rotativas e mandatos de dois anos cada. No momento, um único país de língua portuguesa, Angola, participa do Conselho.

De acordo com o embaixador Patriota, o Brasil atuará ainda ativamente nas comemorações de 70 anos de fundação das Nações Unidas.

Revisão

O país também deve contribuir para o processo de revisão do trabalho das missões de paz da ONU.

A iniciativa está sendo realizada por um painel dirigido pelo Prêmio Nobel da Paz e ex-presidente do Timor-Leste José Ramos Horta.

Confira áudio no player abaixo:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Dois generais brasileiros lideram Missões de Paz da ONU. O comandante José Luiz Jaborandy Júnior no Haiti e o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que chefia a maior operação de paz das Nações Unidas, na República Democrática do Congo, a Monusco.

Tags:  brasil [6], ONU [7], novo ano [8], 2015 [9], Conselho de Segurança [10], Antonio Patriota [11], Nações Unidas [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário