Compartilhar:

Maternidades estaduais do Rio tornam obrigatório o teste da linguinha em bebês

Criado em 07/01/15 17h57 e atualizado em 07/01/15 18h00
Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil [2]

As oito maternidades estaduais do Rio de Janeiro adotaram o teste da linguinha como procedimento obrigatório. A medida passou a valor a partir deste mês, quando o exame foi incluído nos protocolos de atendimento. O teste é importante para prevenir problemas durante a amamentação do bebê e no desenvolvimento da fala. Para isso, as maternidades contrataram fonoaudiólogos, que poderão detectar, entre outras coisas,  a chamada língua presa. Antes, o exame era feito pela equipe de saúde não especializada em problemas da fala.

“Agora, além do pediatra que faz o exame nos primeiros minutos de vida do bebê, teremos uma equipe específica, com fonoaudióloga para acompanhar”, disse o coordenador de Pediatrias e Maternidades do estado, Jorge Calás. Ele explicou que o procedimento foi adotado para cumprir a lei que tornou o exame obrigatório em todas os hospitais do país.

O teste da linguinha é feito em poucos minutos e é indolor, explica Renata Martinelli, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O profissional examina a língua e a boca do bebê observando alterações na membrana que liga a língua ao assoalho da boca. Antes da lei, lembra, a fonoaudióloga, apesar de o exame ser feito em alguns hospitais, não era rotina.

No caso dos recém-nascidos, o teste evita o desmame precoce, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o leite de peito até os 6 meses de idade. “O problema é que as mães não achavam que o problema era no bebê, mas no leite delas, que seria fraco, e acabavam substituindo com complementos, o que não é bom”, disse Renata.

Segundo a fonoaudióloga, estudos mostram que crianças que com língua presa sofrem com bullying, o que afeta a autoestima e pode diminuir o desempenho escolar. Na fase adulta, segundo Renata, pessoas com língua presa têm dificuldade de ascensão profissional por causa da timidez.

No caso de o teste detectar alguma inconformidade, o recém-nascido é encaminhado para um cirurgião dentista que corrigirá o problema por meio de um procedimento cirúrgico simples.

Editor Aécio Amado
Tags:  Saúde [3], teste da linguinha [4], maternidade [5], Geral [6]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário