As estimativas estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%.

Imagem:

Compartilhar:

Cálculo da dívida bruta do país é melhor que a do FMI, diz BC

Criado em 30/07/13 13h08 e atualizado em 30/07/13 13h28
Por Kelly Oliveira Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O Banco Central (BC) considera que seu cálculo da dívida bruta [3] do país é mais adequado que o feito pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A avaliação é do chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha.

“Estamos seguros que o conceito utilizado pelo Banco Central é o mais adequado para avaliar o nível e trajetória da dívida bruta brasileira”, disse Rocha, ao ser questionado sobre o pedido do ministro da Fazenda, Guido Mantega, ao FMI, para que adote a metodologia do BC no cálculo da dívida bruta brasileira.

A dívida bruta do governo geral (governos federal, estaduais e municipais), calculada pelo BC, é o cálculo do que o setor público deve, considerando apenas os passivos, sem ativos.

Segundo Rocha, o BC considera na dívida bruta os títulos públicos que estão sendo efetivamente utilizados em operações compromissadas, utilizadas para reduzir ou aumentar a liquidez (recursos disponíveis na economia). Já o FMI considera todos os títulos públicos, utilizados ou não nessas operações, da carteira do BC. “É por isso que a dívida no conceito do FMI é maior que no cálculo do BC. Isso é uma diferença conceitual. A forma mais correta é a utilizada pelo Banco Central e não a utilizada pelo FMI”,disse.

Rocha argumentou ainda que o cálculo do BC permite que “a dívida bruta reflita a flutuação conjuntural da economia”.

De acordo com os dados do BC, divulgados hoje (30), em junho, a dívida bruta chegou a R$ 2,715 trilhões, o que corresponde a 59,3% do PIB. Em maio, essa relação estava em 59,6%.

 

Edição: José Romildo

Tags:  dívida pública [4], bc [5], cálculo [6], Conceito [7], dívida [8], Economia [1], FMI [9], liquidez [10], mantega [11], setor público [12]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário