Lagarta

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Agricultura decreta emergência na Bahia

Criado em 04/11/13 19h34 e atualizado em 04/11/13 19h49
Por Mariana Branco Fonte:Agência Brasil [2]

Lagarta
O motivo é praga Helicoverpa armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão, anúncio foi publicado nesta edição (4) do Diário Oficial da União (David Short/ Creative Commons)

Brasília – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento declarou estado de emergência fitossanitária no oeste da Bahia, por causa da praga Helicoverpa armigera, lagarta que causa prejuízo principalmente às lavouras de milho, soja e algodão. O anúncio foi publicado [3] na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União. A declaração de emergência tem validade de um ano.

Leia mais notícias [4]

O estado de emergência permite rapidez na adoção de medidas em casos que necessitem de controle imediato de pragas. O governo da Bahia terá autoridade para adotar ações de controle à lagarta nos próximos dias, que serão detalhadas no Diário Oficial ainda nesta semana.

A declaração de emergência fitossanitária ou zoosanitária foi regulamentada este ano, por meio de decreto do Poder Executivo.  A legislação prevê, inclusive, autorização para uso de agrotóxicos. No entanto, não podem ser usados produtos que causem graves danos ao meio ambiente ou para os quais o Brasil não disponha de métodos de desativação de componentes.

Também hoje, o Ministério da Agricultura declarou oficialmente 24 municípios de Minas Gerais áreas livres da praga Sigatoka negra, que atinge as folhas da bananeira. Com a concessão do status, sobe para 86 o total de municípios mineiros autorizados a comercializar plantas e frutos da bananeira para qualquer local do país.

Edição: Nádia Franco

 

Tags:  algodão [5], Bahia [6], bananeira [7], Economia [1], emergência [8], lavouras [9], milho [10], Minas Gerais [11], praga [12], soja [13]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário