O ìndice de Expectativas mede o otimismo do empresário do comércio.

Imagem:

Compartilhar:

Confiança dos empresários do comércio encerra 2013 com queda de 2,7%

Criado em 03/01/14 11h54 e atualizado em 03/01/14 12h18
Por Vitor Abdala Fonte:Agência Brasil [2]

Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Empresário do Comércio encerrou 2013 em queda. O indicador recuou 2,7% em dezembro deste ano em relação a dezembro de 2012, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Essa foi a quinta queda mensal consecutiva.

A confiança caiu mais em relação ao momento atual (-7,4%). Os empresários estão menos confiantes em relação às situações atuais da economia (-10,5%), do setor comercial (-4,4%) e de seu próprio negócio (-7,4%).

Leia mais:

Inflação medida pelo IPC-S sobe em cinco capitais na última semana de dezembro [3]

Bovespa vira o ano em ritmo fraco e cai mais 2,26% no primeiro pregão de 2014 [4]

Ministério nega uso de artifício para elevar balança comercial [5]

 

Segundo a CNC a confiança dos empresários foi afetada pela decepção com o ritmo de crescimento econômico ao longo do ano, pelo encarecimento do crédito e pela desvalorização cambial que contaminou os preços no atacado.

Em relação ao futuro, a queda da expectativa foi 1,1%. As expectativas em relação ao futuro da economia e do setor comercial também pioraram: 3% e 0,6%, respectivamente. A expectativa em relação ao futuro do próprio negócio apresentou uma leve melhora, de 0,1%.

Os investimentos do empresário do comércio caíram 0,7%, principalmente devido à queda de 4,7%. Houve uma melhora em relação à expectativa de contratação de funcionários (1,3%) e à situação atual dos estoques (1,4%).

Edição:  Valéria Aguiar

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário