O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE

Imagem:

Compartilhar:

Lobão diz que não há risco de faltar energia em nenhuma circunstância

Criado em 19/02/14 15h52 e atualizado em 19/02/14 15h58
Por Sabrina Craide Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil [2]

 O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico CMSE (Valter Campanato / Agênccia Brasil)

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (19) que não há risco de desabastecimento de energia no país, mesmo que o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste não chegue a 43% até abril, como prevê o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo ele, não haverá problemas de abastecimento “em nenhuma circunstância”, mas o governo deseja que chegue a esse nível, considerado “confortável”.

Leia também no Portal EBC: 

Saiba como a energia solar pode evitar apagões [3]

Mantega: governo ainda não tem definição sobre recursos para energia [4]

“Mesmo que não se chegue a esse nível, não teremos desabastecimento em nenhuma circunstância. Mas nós desejamos que chegue a abril nesse nível”, disse. Ontem (18), o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que  o órgão espera que os reservatórios das hidrelétricas do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste cheguem ao final de abril com armazenamento médio de água em pelo menos 43% da capacidade total. Segundo ele, esse índice é suficiente para garantir o fornecimento de energia no país, em 2014 e em 2015. Ontem, o nível dos reservatórios do Subsistema Sudeste/Centro-Oeste estava em 35,33%, segundo o ONS.

Lobão disse que o suprimento de energia do país está garantido com o uso de térmicas, mesmo com o custo mais caro de produção de energia. “As térmicas são feitas para isso, são uma reserva estratégica em um momento de dificuldade". Segundo ele, o governo sabia. desde que as usinas termoelétricas foram construídas, que o acionamento delas custaria mais caro. Ele acrescentou que o governo ainda não decidiu se aumentará o aporte do Tesouro, para cobrir o custo das térmicas e evitar que o preço seja repassado para os consumidores.

 

 

Editor: Stênio Ribeiro

Tags:  energia [5], ONS [6], reservatórios [7], Lobão [8], termelétricas [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário