Com a economia em ritmo mais lento, a taxa Selic tem sido reduzida desde agosto do ano passado

Imagem:

Compartilhar:

Dados do ProconSP indicam crescimento de 7% nos juros de empréstimo pessoal

Criado em 22/12/14 19h59 e atualizado em 22/12/14 21h09
Por Bruno Bocchini Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil [2]

Pesquisa do Procon do estado de São Paulo (ProconSP) indica que, em 2014,  a taxa média de juros do empréstimo pessoal dos bancos alcançou 5,64% ao mês, um acréscimo de 7% em relação à taxa média de 2013, de 5,27% mensais. Divulgado hoje (22), o levantamento considera as taxas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Santander (6,92% ao mês). A menor, da Caixa Econômica Federal (3,77% ao mês), representa uma diferença de 83,55%.

A taxa média do cheque especial em 2014 chegou a 9,26% ao mês, acréscimo 15,4% em relação à taxa média de 2013, de 8,02% mensais. O banco com maior taxa média anual de cheque especial também foi o Santander (11,49% ao mês), enquanto a menor foi praticada pela Caixa Econômica Federal  (5,98% a.m), com uma variação de 92,14%.

O comparativo do ProconSP tem por base pesquisas mensais que captam as taxas de juros máximas pré-fixadas para modalidades empréstimo pessoal e cheque especial. O período de análise foi de 3 de janeiro a 4 de dezembro de 2014.

“Em geral, as taxas de juros continuam altas e apresentam grandes disparidades. Sendo assim, orientamos o consumidor a refletir sobre a real necessidade de utilização desaas linhas de crédito. Caso haja necessidade de utilizá-las, deve-se pesquisar e ler atentamente o contrato, para evitar futuras surpresas”, salientou a nota do ProconSP.

Editor Armando Cardoso

Tags:  ProconSP [3], empréstimo pessoal [4], bancos [5], juros [6], Economia [1]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [7] Fazer uma Reclamação [7] Fazer uma Elogio [7] Fazer uma Sugestão [7] Fazer uma Solicitação [7] Fazer uma Simplifique [7]

Deixe seu comentário