Compartilhar:

Tombini diz que aumento dos juros já era uma tendência desde julho de 2014

Criado em 24/03/15 12h52 e atualizado em 24/03/15 12h55
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil [2]

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje (24) que a instituição retomou desde outubro de 2014 o ciclo de elevação da Selic, taxa básica de juros na economia, porque “as circunstâncias mudaram”. “O BC não mudou. O que mudaram foram as circunstâncias entre setembro e outubro”, explicou em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Tombini disse, também, que a autoridade monetária tem total autonomia operacional. As declarações foram feitas em resposta ao senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que afirmou que somente passadas as eleições de 2014 o Banco Central começou as elevações de juros.

O presidente do BC rebateu a fala do parlamentar e disse que a possível elevação da taxa Selic já estava inidicada, na época. Ele citou relatório de inflação referente ao período de julho a setembro, quando essa tendência era real. “Estávamos no gatilho para mudar a política monetária”.

Após sua última reunião, nos dias 3 e 4 de março, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC anunciou elevação da Selic em 0,5 ponto percentual. Atualmente, a taxa está em 12,75% ao ano.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário