Compartilhar:

Mercado espera amanhã alta de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros

Criado em 28/04/15 09h58
Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) inicia na tarde de hoje (28) mais uma reunião para definir o patamar da Selic, taxa básica de juros da economia, pelos próximos 45 dias. A expectativa de analistas e investidores do mercado é que a autoridade monetária opte por um novo aumento de 0,5 ponto percentual. Caso a projeção se confirme, a Selic, atualmente em 12,75%, chegará a 13,25% ao ano. O comitê anunciará sua decisão amanhã (29).

A expectativa de que a Selic chegará a 13,25% está no mais recente boletim Focus, pesquisa feita semanalmente pelo BC junto a instituições financeiras. Os investidores ouvidos para o Focus também acreditam que a taxa básica encerrará o ano nesse patamar, ou seja, eles apostam que não haverá novas altas.

O Copom retomou o ciclo de elevações da Selic em outubro do ano passado. De lá para cá, a taxa, que então estava em 11% ao ano, acumula alta de 1,75 ponto percentual. Na ata da última reunião, que ocorreu em 2 e 3 de março, os integrantes do comitê justificaram a decisão de elevar a Selic em 0,5 ponto percentual alegando que o balanço de riscos da inflação estava “menos favorável”.

A taxa básica de juros é o instrumento do BC para controle da inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter o movimento de alta de preços, reduzindo a demanda por meio do encarecimento do crédito. Quando há redução da taxa básica, a tendência é o crédito tornar-se mais barato, com estímulo à produção e ao consumo.  De acordo com a pesquisa Focus [3], o mercado projeta inflação de 8,25% para 2015.
 

Editor José Romildo
Tags:  juros [4], Selic [5], mercado [6], taxa básica [7], banco central [8], Economia [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário