TRE-DF estima que 200 mil eleitores vão justificar a ausência na capital do país

Imagem:

Compartilhar:

Como justificar a ausência de voto no segundo turno das eleições

Criado em 25/10/12 18h13 e atualizado em 05/01/15 10h13
Por Edgard Matsuki Fonte:Portal EBC

Imagem - TRE-DF estima que 200 mil eleitores vão justificar a ausência na capital do país
Todas as cidades brasileiras terão pontos de justificativa de votos para o segundo turno (Valter Campanato/Arquivo ABr)

Com o segundo turno das eleições chegando (a votação em 50 cidades acontecerá no dia 28 de outubro), pessoas que estão fora do seu domicílio eleitoral voltam a ter dúvidas de como fazer a justificativa de voto. Para esclarecer as suas dúvidas, o Portal EBC preparou um guia para você fazer a justificativa eleitoral no dia da votação.

Quem deve fazer a justificativa eleitoral no segundo turno

Há algumas dúvidas sobre quais pessoas devem justificar o voto no segundo turno das eleições. Confira em que situações o voto deve ser justificado.

Minha cidade vai ter segundo turno, mas estou em uma cidade que não vai ter: nesse caso, você deve justificar o voto. Mesmo sem pontos de votação, todas as cidades brasileiras deverão ter locais para a justificativa de votos.

Estou em uma cidade que vai ter segundo turno, mas meu título é de uma que não vai ter: nesse caso, não será preciso fazer a justificativa eleitoral.

Justifiquei o voto no primeiro turno, mas estou na minha cidade no segundo turno: mesmo que você não tenha votado no primeiro, é possível votar no segundo turno. Se você está na cidade, não há como justificar a ausência no dia 28 de outubro.

Em suma: se tiver segundo turno na cidade em que o seu título de eleitor está  registrado, você deverá votar (se estiver na cidade) ou justificar o voto (se estiver fora do domicílio eleitoral).

Qual é o procedimento para justificar o voto no segundo turno

Se você justificou o voto no primeiro turno das eleições, o procedimento é o mesmo: você deverá se apresentar em um ponto de justificativa eleitoral e preencher um formulário. Ele poderá ser obtido na hora ou baixado diretamente do site do TSE.

Imprima aqui o formulário de justificativa [2]

No dia 28 de outubro, você deverá se dirigir a um posto de justificativa eleitoral ou a um ponto de votação (no caso da cidade em que você estiver ter segundo turno) para entregar o formulário.

Caso você não faça a justificativa eleitoral no dia 28 de outubro, terá 60 dias para justificar o voto nas eleições. Caso o eleitor não justifique o voto em três eleições consecutivas, ele terá o título de eleitor cancelado. Sem título, ele perderá alguns direitos como se candidatar a concursos públicos e obter documentos.

Confira mais detalhes sobre justificativa de votos neste outro artigo do Portal EBC [3]

O que acontece se eu não votar e não justificar a minha ausência? [4]

Eleitor que não justificar a ausência hoje pode regularizar a situação até dia 27 de dezembro [5]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [65] Fazer uma Reclamação [65] Fazer uma Elogio [65] Fazer uma Sugestão [65] Fazer uma Solicitação [65] Fazer uma Simplifique [65]

Deixe seu comentário