Fique por dentro das eleições em Alagoas

Imagem:

Compartilhar:

Saiba quem são os candidatos ao cargo de governador em Alagoas

Criado em 22/08/14 14h52 e atualizado em 08/09/14 09h44
Por Portal EBC*

Oito candidatos disputam o governo de Alagoas. O estado possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Alagoas conta com 102 municípios e uma população estimada em mais de 3,3 milhões. Contudo, o eleitorado apto a votar este ano soma 1.995.727, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral [2] (TSE), 1,3% dos eleitores brasileiros.

Leia também: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro [3]

O futuro governador de Alagoas terá pela frente o desafio de administrar o estado com o maior índice de violência do país, com 64 homicídios para cada 100 mil habitantes, enquanto que a média nacional é 29 por 100 mil habitantes, segundo dados do Mapa da Violência.

Confira mais notícias sobre Eleições 2014 no Portal EBC [4]

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Os candidatos:

Coronel Goulart (PEN): Na corrida pelo governo estadual, o policial militar Adroaldo Freitas Goulart Filho, conhecido como coronel Goulart, de 58 anos, é candidato pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). Ele tem como companheiro de chapa o capitão Bulhões, do mesmo partido. O Partido Ecológico Nacional não fez coligação no estado.

Biu (PP): Com 72 anos, o senador Benedito de Lira, mais conhecido como Biu, é natural de Junqueiro (AL), já ocupou o cargo de deputado federal e, pela primeira vez, disputa o governo estadual em uma coligação com nove partidos. A coligação “Juntos com o Povo pela Melhoria de Alagoas” é formada por PPS, PP, PSDC, PRP, PR, PSL, PSB, DEM, SD. Como companheiro de chapa, Biu tem Alexandre Toledo (PSB) como vice.

Golbery Lessa (PCB): Nascido em Maceió, o servidor público federal e historiador, Golbery Lessa, 47 anos, concorre pelo PCB. Como vice, está o professor universitário Fernando Medeiros. O PCB também não fez coligação no estado.

Joathas Albuquerque (PTC): O advogado Joathas Albuquerque, de 50 anos, disputa o governo alagoano junto a servidora pública federal Marineide Messias, candidata a vice do mesmo partido. O Partido Trabalhista Cristão sairá sozinho nesta eleição.

Renan Filho (PMDB): Representando o PMDB, está o deputado federal Renan Filho, de 35 anos. Ele é Economista, foi prefeito do município alagoano de Murici por duas vezes, 2005 a 2008 e 2009 a 2010. Como candidato a vice está o engenheiro Luciano Barbosa (PMDB). A coligação “Com o Povo pra Alagoas Mudar” é composta por 11 partidos: PV, PTdoB, PMDB, PROS, PCdoB, PSC, PHS, PTB, PSD, PDT, PT. 

Luciano Balbino (PTN): O vereador Luciano Balbino tem 38 anos e é candidato do PTN. Natural de Satuba, Balbino tem o policial militar Pericles Cabral. O Partido Trabalhista Nacional não fez coligação no estado.

Mário Agra (PSOL): O candidato da coligação “Frente de Esquerda de Alagoas”, formada por PSOL e PSTU, é o agrônomo Mário Agra, de 58 anos, e disputa às eleições juntamente a Paulo Bob (PSTU), candidato a vice-governador.

Júlio César (PSDB): o radialista e vereador por Palmeira dos Índios substituiu Eduardo Tavares, que renunciou alegando falta de apoio e estrutura. Aos 45 anos, o jornalista Júlio César é candidato pela coligação “Um Novo Jeito de Fazer”. formada por PSDB e PRB. O vice também foi substituído. Escolhido no lugar de Gilvan Baros, Manoel dos Passos Vilela, o Vô, ainda aguarda julgamento do TSE.

O professor universitário Jeferson Piones, do PRTB também renunciu à candidatura, mas o partido não indicou substituto.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [15] Fazer uma Reclamação [15] Fazer uma Elogio [15] Fazer uma Sugestão [15] Fazer uma Solicitação [15] Fazer uma Simplifique [15]

Deixe seu comentário