O seminário está sendo realizado em Salvador, Bahia

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os candidatos ao governo da Bahia

Criado em 25/08/14 10h08 e atualizado em 08/09/14 09h23
Por Portal EBC*

Vista de Salvador
Vista de Salvador, capital da Bahia (Manu Dias/AGECM/Secom Bahia)

Com 417 municípios e população total de 15 milhões de habitantes, a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do país. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 10.185.417 eleitores, 7,13% do eleitorado brasileiro. 

Seis candidatos a governador disputam os votos dos eleitores da Bahia: a senadora Lídice da Mata (PSB), a bancária Renata Mallet (PSTU), o analista de sistemas Rogério da Luz (PRTB), o deputado Rui Costa (PT), o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o bancário Marcos Mendes (PSOL).

Confira o perfil dos candidatos

A tarefa do eleito será a de gerir a maior economia do Nordeste, com produto interno bruto de R$ 99,4 bilhões, exportadora principalmente de petróleo e derivados, papel e celulose e químicos, conforme dados do governo estadual e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia também tem problemas sociais a serem resolvidos. Ainda segundo o IBGE, 52,8% das crianças com até 14 anos vivem em casas sem rede de esgoto e 25,4% em casas onde não há coleta de lixo.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014 [2]

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro [3]

Creative Commons - CC BY 3.0 -


Os candidatos

Lídice da Mata (PSB): A senadora lançou candidatura pela coligação "Um Novo Caminho para a Bahia", que conta com PSB, PSL e PPL. É nascida na cidade de Cachoeiro (BA) e terá como vice-governador Eduardo Lima Vasconcelos. Já foi deputada federal entre 2006 e 2010.

Renata Mallet (PSTU): A presidenta do PSTU em Salvador, Renata Mallet, sai para a campanha sem coligação. Ela contará com Carlos José Bispo como candidato a vice-governador. É natural de Salvador e foi candidata a vereadora em 2012, sem sucesso.

Marcos Mendes (PSOL): Ele também é soteropolitano e terá como vice-governador Ronaldo Santos Silva. Mendes também já foi candidato a governador, deputado federal e vereador nas eleições anteriores, mas não foi eleito. O PSOL não se coligou a outro partido.

Paulo Souto (DEM): Representará a coligação "Unidos pela Bahia", que reúne DEM, PSDB, SD, PTN, PROS, PRB, PSC, PTC, PV, PPS, PRP, PTdoB, PSDC e PHS. Ele já foi governador da Bahia de 1995 a 1998 e de 2003 a 2006. Também foi senador de 1999 a 2002. Se candidatou ao governo do estado nas últimas eleições, mas perdeu para Jaques Wagner (PT).

Rui Costa (PT): O deputado federal é o candidato do partido do atual governador, Jaques Wagner. A coligação "Pra Bahia Mudar Mais", liderada por ele, conta ainda com PP, PSD, PDT, PR, PCdoB, PTB, PMN, PTdoB e PHS. Natural de Salvador, o vice é João Felipe de Souza Leão. Além de deputado, Costa também já foi vereador.

Rogério da Luz (PRTB): A coligação "Por uma Bahia Livre e Justa", formada por PRTB e PEN, terá como candidato Rogério da Luz. O único candidato nascido fora da Bahia, em Jundiaí (SP), terá como vice Antônio Gomes de Andrade Neto. Ele foi candidato a prefeito de Salvador nas últimas eleições municipais.

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário