Transito intenso no Vale do Anhangabaú, região central no final da tarde desta sexta-feira (6).

Imagem:

Compartilhar:

Conheça os nove candidatos ao governo de São Paulo

Criado em 27/08/14 16h41 e atualizado em 28/08/14 16h47
Por Portal EBC*

Nove candidatos estão na disputa pelo governo de São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Ao todo, o estado tem 31.998.432 eleitores, mais de 22% do eleitorado brasileiro, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conheça o perfil dos candidatos

A população estimada é de 43,66 milhões de habitantes, segundo levantamento de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado é o mais populoso do país e tem também o maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as 27 unidades federativas – em 2011, a soma de todos os bens e serviços produzidos em São Paulo representava cerca de 32,6% do PIB nacional. São Paulo tem economia diversificada, baseada principalmente na indústria de transformação, no comércio e no setor financeiro.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014 [2]

Até o fechamento desta matéria, dos nove pedidos de registro de candidatura, três ainda estão sendo analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP): Geraldo Alckmin (PSDB), Walter Ciglioni (PRTB), Raimundo Sena (PCO)

Leia também: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro [3]
 

Os candidatos:

Padilha (PT): O médico e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, de 42 anos, é o candidato da coligação Para Mudar de Verdade, composta por PT, PCdoB e PR. O sindicalista e ex-deputado Nivaldo Santana (PCdoB) é o vice na chapa. Padilha também foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula.

Geraldo Alckmin (PSDB): O atual governador concorre a reeleição apoiado por 14 partidos. Médico, Geraldo Alckmin, de 61 anos, já foi prefeito de Pindamonhangaba, sua cidade natal, deputado estadual e federal. Após a morte de Mário Covas, em 2006, foi candidato a presidente, perdendo no segundo turno para o Lula. O deputado federal Márcio França (PSB) é o candidato a vice da coligação Aqui é São Paulo é formada por: PSDB, DEM, PEN, PMN, PTdoB, PTC, PTN, SD, PPS, PRB, PSB, PSC, PSDC, PSL.  Os pedidos de registro de candidatura de Alckmin e França estão aguardando julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Maringoni (PSOL): O professor universitário, escritor e jornalista Gilberto Maringoni, de 55 anos, foi candidato a vereador em 2012, mas não conseguiu se eleger.  A professora Hildete, também do PSOL,  é a vice da Frente de Esquerda, em aliança com o PSTU.

Gilberto Natalini (PV): Nascido no Rio de Janeiro, o médico, de 62 anos, está no seu quarto mandato de vereador pela cidade São Paulo e atualmente preside a Comissão da Verdade da Câmara Municipal. Natalini tem como vice a também médica Maria Lucia Haidar. O PV não fez alinça para a disputa ao governo.

Laércio Benko (PHS): O advogado, de 41 anos, cumpre seu primeiro mandato de vereador pela cidade de São Paulo. A coligação Unidos por São Paulo, formada também pelo PRP, tem como candidato a vice o empresário Sérgio Contente (PHS).

Skaf (PMDB): O empresário e presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de 58 anos, disputa a eleição para governador do estado pela segunda vez. O advogado Batochio (PDT) é o vice da coligação São Paulo Quer o Melhor, formada por cinco legendas: PMDB, PROS, PSD, PP, PDT. 

Raimundo Sena (PCO): Natural de Itarantin (BA), o operário do setor de construção civil e integrante da União de Favelas do Grajaú Raimundo Sena, de 38 anos, tem como vice o professor Ulisses Coelho. O PCO não fez aliança. A chapa ainda aguarda julgamento do pedido de registro de candidatura.

Wagner Farias (PCB): Com 34 anos, o servidor público e secretário nacional de Juventude do PCB é o candidato mais jovem ao governo de São Paulo. Nascido em Caruaru PE), Wagner Farias tem com candidato a vice o comandante Hermine, também do PCB, que não fez aliança.

Walter Ciglioni (PRTB): Jornalista e redator, Walter Ciglioni, de 45 anos, é o coordenador de Comunicação da Comissão de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). O advogado Marcelo Duarte, do mesmo patido, é o canditado a vice-governador da chapa. Os pedidos de registro de candidatura de Ciglioni e Duarte estão aguardando julgamento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

*Com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário