A identificação pelas digitais não está sendo feita com todos os eleitores do Distrito Federal, como era a intenção da Justiça Eleitoral.

Imagem:

Compartilhar:

Eleições 2014: 142 milhões de brasileiros escolhem presidente neste domingo (26)

Criado em 25/10/14 22h07 e atualizado em 05/01/15 09h07
Por Portal EBC

Jovens votam pela primeira vez
O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os maiores de 70 anos, os que tenham entre 16 e 18 anos e os analfabetos

Atualizada: Dilma é reeleita presidente [2]

Aproximadamente 142 milhões de brasileiros devem ir às urnas neste domingo (26) para eleger presidente da República e seu vice. A escolha ocorrerá em segundo turno [3], após em primeiro turno, no último dia 5, Dilma Rousseff (PT) somar 41,59% dos votos contra 33,55% de Aécio Neves (PSDB).  Em treze estados mais o Distrito Federal também haverá eleições em segundo turno para a escolha de governado [4]r [4].

Leia também: 

Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil [5]

Consulte cobertura completa das eleições 2014 no Portal EBC [6]

Saiba como os estados votaram para presidente do Brasil [2]

Confira a lista dos governadores eleitos [7]

O eleitorado em 2014 conta com 6 milhões de cidadãos a mais do que o contabilizado nas eleições de 2010, quando havia 135,8 milhões de votantes. O presidente eleito tomará posse em 1º de janeiro de 2015, assim como os governadores. Deputados e senadores, já eleitos em primeiro turno, tomam posse em 2 de fevereiro.  

As votações deste domingo começam às 8h e seguem até 17h (horário local). Quem estiver na fila no horário de encerramento receberá uma senha para que possa votar normalmente.

As prévias do resultado da eleição presidencial serão divulgadas a partir das 20h, uma vez que devido ao horário de verão, esse será o horário (em Brasília) em que o estado de Acre encerrará seu processo eleitoral. 

Saiba como os brasileiros votaram, em primeiro turno, por estado [8]

Nas 14 unidades da federação onde haverá segundo turno para governador (Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima), o resultado da apuração das urnas começará a ser divulgado logo após o término da eleição, às 17h, no horário local.

No primeiro turno das eleições, devido à informatização do processo eleitoral, às 19h56, o TSE já havia apurado 91% das urnas do país e tinha confirmado, matematicamente, que Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) iriam disputar o segundo turno.

Nas urnas

Segundo o TSE, nos estados onde a disputa para governador foi definida no primeiro turno, o eleitor precisará, em média, de 18 segundos para concluir a votação na urna comum. Nas urnas biométricas, o tempo de votação previsto é de 42 segundos. Neste caso, o eleitor vai escolher somente o presidente da República.

A previsão do tempo de votação em 13 estados e no Distrito Federal, locais onde haverá o segundo turno, é de que o eleitor deve gastar 29 segundos na urna comum e 53 segundos na urna biométrica para votar no candidato a governador e a presidente.

Perfil do eleitorado brasileiro

Entre os eleitores do país, 52% são mulheres. A maior mudança no perfil do eleitorado com relação às eleições de 2010 relaciona-se à queda no número de jovens de 16 anos e 17 anos registrados para votar. São um 1,6 milhão nesta eleição, 750 mil jovens a menos que no último pleito.

Na região Sudeste, segundo dados do TSE, está concentrada a maior parte dos títulos eleitorais, cerca de 44% do total. Em segundo lugar aparece a região Nordeste, com pouco mais de 26% dos votantes e a região Sul, com cerca de 14%. Logo em seguida estão as regiões Norte e Centro-Oeste. São Paulo é estado com mais eleitores, Roraima o com menos. No exterior, votam cerca de 330 mil eleitores.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os maiores de 70 anos, os que tenham entre 16 e 18 anos e os analfabetos. 

Poder Executivo

Para presidência da República, foram divulgadas 11 candidaturas após o prazo final (30/6) para os partidos realizarem suas convenções. Figuras presentes nas eleições presidenciais de 2010, também foram candidatos em 2014, além da presidenta Dilma Rousseff (PT), que tenta reeleição; Eymaael (PSDC); Zé Maria (PSTU); Rui Costa Pimenta (PCO), Marina Silva (PSB) e Levy Fidélix (PRTB).

Entre as novidades de 2014 na disputa presidencial figuraram, além de Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (Psol), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV). Ao se votar em um nome para presidente, conjuntamente, o eleitor vota também em seu vice.  Em segundo turno, é considerado eleito o candidato que atingir a maioria dos votos válidos.

 

Tags:  Eleições 2014 [9], votação [10], segundo turno [11], Dilma Rousseff [12], Aécio Neves [13], PT [14], PSDB [15], presidente do Brasil [16], resultado [17], TSE [18], urnas [19], apuração [20], Michel Temer [21], primeiro turno [22], Eleições 2014 [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário