Rodrigo Pessoa conduz a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres

Imagem:

Compartilhar:

Rodrigo Pessoa conduz a bandeira brasileira na abertura dos Jogos

Criado em 27/07/12 13h19 e atualizado em 27/07/12 14h25
Por Bernardo Pessoa - Especial para EBC na Rede

Rodrigo Pessoa
Nos jogos de Londres, Rodrigo Pessoa representa o Brasil em Olimpíadas pela sexta vez (foto: Lostingfog/Creative Commons)

Nascido na França, morador da Bélgica, mas brasileiro de coração. Escolhido para conduzir a bandeira verde-amarela na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o cavaleiro Rodrigo Pessoa é o próprio retrato de uma das premissas da competição: a união dos povos.

Filho de Nelson Pessoa, uma das lendas do esporte no país, Rodrigo chega a sua sexta Olimpíada e iguala o recorde de participações do iatista Torben Grael. Disputar os Jogos em Londres tem um sabor especial: foi no Reino Unido que ele ganhou seu primeiro título, ainda menino. Aos 39 anos, o cavaleiro é agora também o técnico da equipe.

Em 1996, em Atlanta, o cavaleiro entrou para a história ao ajudar a conquistar a primeira medalha do hipismo brasileiro em Jogos, na disputa por equipes. Responsável pela última passagem, Pessoa completou o circuito sem cometer nenhuma falha, o que garantiu a medalha de bronze.

Quatro anos mais tarde, a equipe repetiu a dose. Os Jogos de Sidney, em 2000, no entanto, remetem à  disputa individual. O cavalo Baloubet du Rouet se tornou famoso mesmo entre os brasileiros não especialistas no esporte. Pessoa era o amplo favorito a conquistar o ouro, mas o animal refugou três vezes e a cena entrou para a história. Hoje, aposentado, o cavalo serve como reprodutor.

Baloubet, porém, não saiu de cena antes de se redimir do erro na Austrália. Quatro anos depois, em Atenas, não cometeu deslizes e Pessoa subiu ao pódio como medalha de prata. O posterior doping do conjunto irlandês vencedor, fez com que o brasileiro fosse coroado com o outro, em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, um ano depois.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário