Manifestantes são presos no aniversário de Occupy Wall Street

Imagem:

Compartilhar:

Manifestantes são presos no aniversário de Occupy Wall Street

Criado em 17/09/12 16h17 e atualizado em 17/09/12 18h17
Por EBC Fonte:Agência Lusa [2]

Manifestantes são presos no aniversário de Occupy Wall Street
Manifestantes são presos no aniversário de Occupy Wall Street (Foto: TELAM)

Cerca de 70 pessoas foram detidas nesta segunda-feira (17) pela polícia em Nova Iorque, quando  tentavam chegar à Bolsa de Wall Street em manifestação para marcar o primeiro aniversário do movimento “Occupy Wall Street”.

Os manifestantes começaram a se reunir por volta das 07h da manhã no parque Zuccotti, perto de Wall Street, onde, em17 de setembro de 2011, colocaram os primeiros sacos de dormir  para denunciar a cobiça dos mais ricos e as desigualdades sociais, em protesto que durou quase três meses.

“Estamos aqui para fazer ouvir a nossa voz, para protestar contra a avareza de Wall Street”, declarou Bill Dobbs, um dos porta-vozes do Occupy, à agência France Presse.

O objetivo do protesto  era chegar até a sede da Bolsa de Nova Iorque, rodeá-la com um “muro humano” e obrigar os investidores a suspenderem as operações. Os organizadores haviam pedido aos manifestantes que vestissem trajes de negócios com o objetivo de passarem despercebidos entre os trabalhadores das empresas financeiras da Zona Sul de Manhattan.

Próximo  do meio-dia, já com cerca de 600 os manifestantes, divididos em quatro grupos,  tentaram aproximar-se da Bolsa, mas não tiveram sucesso. A polícia impediu a ação, com a prisão de cerca de 70 pessoas, segundo a Associação Nacional dos Advogados (NLG).

Durante o protesto, os manifestantes gritavam “todo o dia, toda a semana, ocupemos Wall Street”. Os cartazes carregavam estampadas frases como: “Banqueiros tenham vergonha”, “Tirem o dinheiro da política” ou “Banqueiros na prisão”  além das mais conhecidas após o 17 de setembro passado “Nós somos os 99 por cento”, em oposição ao um por cento dos mais ricos.

Sobre o Occupy Wall Street

Nascido há um ano em Nova Iorque com ideias semelhantes às dos indignados em Madri, o movimento Occupy se estendeu a dezenas de cidades norte-americanas, onde foram instalados acampamentos parecidos aos da praça Zuccotti.
O acampamento nova-iorquino, que chegou a ter enfermaria, biblioteca, cozinha e distribuição de vestuário, foi desmantelado pela polícia na noite de 15 de novembro de 2011.
No seu momento mais forte, o Occupy chegou a juntar, com o apoio dos sindicatos, 30.000 pessoas nas ruas de Nova Iorque.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [52] Fazer uma Reclamação [52] Fazer uma Elogio [52] Fazer uma Sugestão [52] Fazer uma Solicitação [52] Fazer uma Simplifique [52]

Deixe seu comentário