Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado

Imagem:

Compartilhar:

Novos protestos devem percorrer o mundo neste sábado

Criado em 12/10/12 17h21 e atualizado em 13/10/12 09h47
Por Leandro Melito - EBC

Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado
Manifestações convocadas pela internet devem percorrer o mundo neste sábado (Agência Lusa)

Um anos após o movimento organizado pelas redes sociais, que provocou a ocupação de praças públicas em todo o mundo para pedir por uma mudança global - o #15O, realizado no dia 15 de outubro - um novo chamado corre as redes chamando para mobilizações simultâneas neste sábado, dia 13 de outubro.

Intitulado de #GlobalNoise [2] (Barulho Global), o novo protesto pretende tomar as ruas de diferentes cidades ao redor do mundo com panelaços, sob o slogan “muitas vozes, uma luta”.

Elites

O tema comum do protesto é a segmentação das elites políticas e financeiras "responsáveis pela destruição das comunidades e do planeta, ressoando em uma contínua onda de protestos contra a austeridade na Europa e ao redor do mundo”.  Segundo o manifesto divulgado pela internet [3], o Global Noise é o “símbolo de esperança e unidade, com base em uma grande variedade de lutas por justiça global e solidariedade, garantindo que juntos criaremos um novo mundo”.

Demandas locais

Cada cidade deve pautar o protesto com base nos problemas locais. “Não devo, não pago”, será o tema dos protestos na Espanha.  Em Portugal a mobilização será contra a Troika, medida de austeridade imposta ao país pela União Européia. Uma mensagem contra a guerra virá de Istambul e em Tóquio será realizado um protesto em frente ao encontro anual do Banco Mundial.

São Paulo

A capital paulista acompanhou as ocupações de outubro de 2011 com um acampamento em pleno Vale do Anhangabaú e prepara nova mobilização para este sábado. Pelo facebook, os ativistas convocaram o #Panelaço – A cidade é nossa! [4]. “Armados com panelas, caçarolas e latas, sairemos às ruas pelo verdadeiro direito à cidade - não apenas estar na cidade, mas dela fazer parte em todos os sentidos”, diz a convocatória.

O alvo do protesto paulista é a especulação imobiliária. “Imóveis vazios ganham valor, enquanto a vida das pessoas que não podem ocupá-los passa a valer cada vez menos. Favelas são queimadas sem explicação, ocupações sofrem reintegrações constantemente, despejos e realocações de comunidades historicamente organizadas que estão na trilha de Mega Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, diz o texto.

Os manifestantes darão início ao protesto na Favela do Moinho, atingida por um incêndio no início deste ano, e seguirão com o panelaço até o Vale do Anhangabaú.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário