Benjamin Netanyahu

Imagem:

Compartilhar:

Israel rejeita reconhecimento da Palestina como estado observador na ONU

Criado em 02/12/12 10h39 e atualizado em 02/12/12 10h50
Por Portal EBC Fonte:Agência Lusa [2]

Benjamin Netanyahu
Benjamin Netanyahu assina documento que rejeita reconhecimento de Palestina (World Economic Forum/Creative Commons)

O Conselho de Ministros de Israel, presidido pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, adotou hoje uma resolução oficial que rejeita o reconhecimento pela ONU da Palestina como Estado observador [3].

“Rejeitamos a resolução 67/191 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 29 de novembro de 2012”, diz o artigo 1 do texto aprovado por unanimidade pelos ministros do Governo de Israel.

Na primeira reunião desde que a Assembleia Geral das Nações Unidas concedeu o estatuto de Estado não-membro observador na ONU à Palestina na quinta-feira, os ministros israelitas defenderam o “direito natural, histórico e legal do povo judeu à sua terra e à sua capital eterna, Jerusalém”.

“O Estado de Israel, como Estado do povo judeu, tem o direito a reclamar os territórios que disputa na Terra de Israel”, afirmaram.

Os ministros israelitas rejeitam tanto o conteúdo geral da resolução internacional, como as consequências legais e políticas, entre elas a de que pode servir de marco para futuras negociações de paz.

A ONU reconheceu ao povo palestino o direito à autodeterminação e à independência “nas fronteiras de 1967”, uma formulação que o Governo de Natanyahu considerou inválida.

O primeiro-ministro insistiu nas ideias que tem defendido nas últimas semanas, de que os palestinos cometeram uma “flagrante violação” dos Acordos de Oslo quando acorreram à ONU em busca de reconhecimento e assegurou que não se criará um Estado palestino “sem um acordo que garanta a segurança dos israelitas”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [18] Fazer uma Reclamação [18] Fazer uma Elogio [18] Fazer uma Sugestão [18] Fazer uma Solicitação [18] Fazer uma Simplifique [18]

Deixe seu comentário