Paraguai só voltará para Unasul com eleições democráticas e transparentes

Imagem:

Compartilhar:

ONU pede esclarecimento sobre massacre Curuguaty e assassinato de líder camponês

Criado em 11/12/12 15h12 e atualizado em 11/12/12 15h34
Por Télam [2]

O espanhol Lorenzo Jiménez, coordenador residente da Organização das Nações Unidas no Paraguai, pediu nesta terça-feira (11), ao governo de Federico Franco, o esclarecimento do massacre de Curuguaty, que resultou no golpe institucional contra o ex presidente Fernando Lugo em junho passado e ressaltou que se o país pretende seguir na luta pelos direitos humanos deverá elucidar esse fato e o posterior assassinato do dirigente camponês Vidal Vega.

O assassinato do líder camponês e a falta de esclarecimento em relação ao massacre constam do documento entregue ao Mercosul por representantes da sociedade civil paraguaia [3].

Confira em vídeo denúncias feitas ao Portal EBC durante Cúpula Social do Mercosul

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Jiménez fez essa fala durante um ato oficial em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos em Assunção, em que estavam presentes o presidente paraguaio, Federico Franco e os membros do Supremo Tribunal Federal.

O massacre de Curuguaty resultou na morte de seis policiais e onze labradores no dia 15 de junho, em um tiroteio durante uma operação policial de despejo de sem terra. O episódio, sem precedentes na luta por terra no país, ocorreu em uma propriedade que estava em disputa entre o Estado e familiares do empresário Blas Riquelme, que faleceu recentemente. O ocorrido motivou a destituição de Lugo após um controvertido impeachment em 22 de junho passado.

Para entender mais sobre o massacre leia reportagem da Agência Pública sobre o caso [4]

O líder camponês Vidal Vega, que trabalhava junto aos familiares das vítimas dessa matança foi assassinado a tiros na madrugada do último dia 01 de dezembro, na porta de sua  casa também em Curuguaty.

Leia também:

Fernando Lugo governou com o parlamento "mais arisco" da América Latina [5]

A destituição de Lugo, vista do Palácio [6]

Denúncias sobre violações de direitos humanos no Paraguai são entregues ao Mercosul [7]

Franco respondeu ao pedido durante o ato e mencionou que o governo tem o compromisso de esclarecer o caso Curuguaty e que já adotou as medidas para apoiar a Justiça, ainda que  os 15 camponeses acusados critiquem a investigação, quatro deles realizaram uma greve de fome para alertar sobre a situação.

A fala de Jiménez se juntou às cobranças já feitas pela Anistia Internacional e pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ativistas de direitos humanos e organizações da sociedade civil anunciaram para essa noite uma marcha ao centro de Assunção com o objetivo de exigir o esclarecimento do caso Curuguaty e o assassinato do líder camponês.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [67] Fazer uma Reclamação [67] Fazer uma Elogio [67] Fazer uma Sugestão [67] Fazer uma Solicitação [67] Fazer uma Simplifique [67]

Deixe seu comentário