Bashar Al Assad, presidente da Síria

Imagem:

Compartilhar:

Assad chama opositores de fantoches e questiona "revolução"

Criado em 06/01/13 14h02 e atualizado em 06/01/13 14h35
Por BBC Brasil Fonte: [2]

Cerca de 400 mortos em fim de semana violento na Síria
Bashar Al Assad, presidente da Síria (SANA - Agência Árabe Síria de Notícias)

Brasília - O presidente sírio, Bashar Al Assad, fez um raro pronunciamento de TV, no qual chamou seus adversários de "inimigos de Deus e fantoches do Ocidente". Ele lamentou o sofrimento das pessoas por conta da guerra civil, dizendo que uma "nuvem negra" de dor cobriu todos os cantos do país.

Assad também se disse disposto a definir um plano de paz envolvendo uma conferência de diálogo nacional e um referendo sobre uma nova Carta (Constituição). A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 60 mil pessoas foram mortas no levante contra o presidente, que começou em março de 2011.

Ele rejeitou o movimento de oposição da Síria, qualificando os rebeldes como marionetes fabricadas pelo Ocidente, e disse que a Síria queria negociar com os "os mestres e não com os servos". Assad afirmou que a Síria não rejeita a diplomacia, mas insistiu que não iria negociar com as pessoas com ideias "terroristas".

O discurso foi intercalado com aplausos e cânticos de seguidores, que lotavam a Ópera de Damasco. Ele disse que a oposição contra ele não faz uma revolução.

"Isso [uma revolução] precisa de pensadores e ser baseado em uma ideia", disse ele. "E precisa de liderança - quem é o líder desta revolução?". Assad acusou os rebeldes de roubar trigo do povo, privar as crianças de escola e cortar a eletricidade e suprimentos médicos.

Ele disse: "O sofrimento está tomando a terra da Síria. Não há lugar para a alegria enquanto a segurança e a estabilidade estão ausentes nas ruas de nosso país”. Assad chamou todos os cidadãos a defenderem o país de acordo com seus meios."A nação é para todos e todos devemos protegê-la", disse ele. Ele disse que esperar por ajuda de outros "apenas levaria o país ao desastre".

Tags:  Bashar Al Assad [3], Internacional [1], Síria [4], inimigos [5], pronunciamento [6], presidente sírio [7], Assad [8], raro [9], TV [10], adversários [11], inimigos de Deus [12], fantoches do Ocidente [13], guerra civil [14], plano de paz [15], diálogo [16], nacional [17], referendo [18], carta [19], Constituição [20], Organização das Nações Unidas [21], ONU [22], rebeldes [23], marionetes [24], diplomacia [25], negociar [26], terroristas [27], terror [28], discurso [29], aplausos [30], revolução [31], oposição [32], pensadores [33], Ideias [34], liderança [35], assistência [36], povo [37], osical [38], médica [39], sofrimento [40], guerra [41], violência [42], Agência Brasil [43], Notícias [44]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [45] Fazer uma Reclamação [45] Fazer uma Elogio [45] Fazer uma Sugestão [45] Fazer uma Solicitação [45] Fazer uma Simplifique [45]

Deixe seu comentário