Conflitos na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Crise na Síria é tema de reunião na Suíça

Criado em 11/01/13 08h53 e atualizado em 11/01/13 09h12
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil [2]

Conflitos na Síria
Encontro na Suiça ocorre após o governo sírio ter critiado atuação de emissário da ONU (Télam)

Brasília – A crise da Síria, que dura 21 meses e matou mais de 60 mil pessoas, é tema de reunião marcada para hoje (11) em Genebra, Suíça, entre o emissário especial das Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe ao país, Lakhdar Brahimi, o subsecretário de Estado norte-americano, William Burns, e o vice-chanceler da Rússia, Mikhail Bogdanov.

O encontro ocorre depois de o governo sírio ter criticado a atuação do emissário. Antes da reunião de hoje, houve uma prévia que englobou representantes da ONU e da Liga Árabe, além da União Europeia, da China, dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, da Rússia, da Turquia, do Iraque, do Kuwait e do Catar.

O governo da Síria manifestou indignação com declarações de Brahimi. Em uma entrevista, o emissário disse que o plano de saída para a crise, apresentado pelo presidente sírio, Bashar Al Assad, era "ainda mais sectário e parcial" do que os governantes. O plano de Assad foi criticado por líderes ocidentais, principalmente europeus e o norte-americano, Barack Obama.

"As declarações de Lakhdar Brahimi mostram sua parcialidade flagrante a favor dos círculos [que conspiram] contra a Síria e o povo sírio", disse Al Watan, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Síria.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, William Hague, disse que, se a situação na Síria for agravada, a resposta da comunidade internacional deve ser revista. Segundo ele, as autoridades britânicas defendem que o embargo de armas seja alterado para permitir o fornecimento para a oposição. As sanções da União Europeia à Síria serão analisadas em 1º de março.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irã, Ali Akbar Salehi, apelou para que os países evitem qualquer intervenção estrangeira.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3] // Edição: Juliana Andrade

Tags:  crise [4], Síria [5], matança [6], tema [7], reunião [8], marcada [9], genebre [10], Suíça [11], emissário especial [12], Organização das Nações Unidas [13], ONU [14], Liga Árabe [15], Lakhdar Brahimi [16], subsecretário [17], estado [18], norte-americano [19], william burns [20], vice-chanceler [21], rússia [22], mikhail bogdanov [23], encontro [24], governo [25], críticas [26], representante [27], entrevista [28], kuwait [29], Catar [30], al watan [31], ali akbar [32], salehi [33]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário