Folha de coca

Imagem:

Compartilhar:

Peru amplia meta para erradicar cultivo da folha de coca

Criado em 16/01/13 10h46 e atualizado em 16/01/13 10h54
Por EBC

Folha de coca
Peru planeja acabar com 22 mil hectares de plantação de folha de coca em 2013 (Ryan Greenberg/CC)

O Peru planeja erradicar 22 mil hectares de plantações de folha de coca em 2013. A cifra supera em oito mil hectares a marca registrada no ano passado, quando se conseguiu reduzir os cultivos em 14.171 hectares. A meta faz parte do Plano Anual de Redução do Espaço Cocaleiro, do Ministério do Interior.

Pela primeira vez, as atividades de combate serão extendidas aos vales dos rios Apurimac , Ene e Mantaro, zonas do centro e sul do país onde existe presença de grupos armados que atuam em aliança com o narcotráfico. Continuará em execução o trabalho feito nas regiões de Huánuco, Ucayali, San Martín e Pasco.

O governo também objetiva superar os recordes históricos de operações diretas de interdição, desarticulação de gangues e apreensão de drogas e insumos químicos. Para tal, o Ministério do Interior informou que serão destinados mais recursos para fortalecer a Direção Executiva Anti-drogas da polícia peruana.

Apesar dessas medidas, a Organização das Nações Unidas (ONU) sustenta que o Peru tem 62.500 hectares de plantação de coca, que geram um total de 131.295 toneladas do cultivo. Destes, apenas nove são utilizados para consumo tradicional. O restante vai para o narcotráfico, segundo a instituição.

*Com informações da Agência Pública de Notícias do Equador e América do Sul (Andes [2])

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [37] Fazer uma Reclamação [37] Fazer uma Elogio [37] Fazer uma Sugestão [37] Fazer uma Solicitação [37] Fazer uma Simplifique [37]

Deixe seu comentário