Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, escritor e jornalista

Imagem:

Compartilhar:

Unesco premia Frei Betto por contribuição para a paz

Criado em 11/01/13 16h11 e atualizado em 11/01/13 16h40
Por Portal EBC*

Frei Betto recebe homenagem da Unesco
Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, escritor e jornalista ((Foto:Rose Brasil / Agência Brasil))

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) atribuiu ao religioso brasileiro Frei Betto o prêmio internacional José Martí 2013, pela sua contribuição para a construção da paz e da justiça social. O júri responsável pela escolha é formado por integrantes dos cinco continentes.

Betto “foi escolhido em reconhecimento do seu trabalho como educador, escritor e teólogo; pela sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão; e pela promoção de uma cultura de paz e direitos humanos", anunciou hoje a agência da ONU por meio de comunicado.

Carlos Alberto Libanio Christo, conhecido como Frei Betto, é um frade dominicano nascido no estado de Minas Gerais, conhecido pela sua atuação contra a ditadura militar brasileira (1964-1985), pela qual foi preso duas vezes.

Frei Betto tem mais de cinquenta livros publicados, entre eles "Fidel e a religião". No Brasil, é um dos ícones da "Teologia da Libertação", corrente política de esquerda ligada à igreja católica.

A escolha do brasileiro para o prémio José Martí 2013 foi feita por recomendação de um júri internacional. O prémio será entregue em 30 de janeiro, em Havana, Cuba.

O Prêmio Internacional José Martí foi criado em novembro de 1994 pelo Conselho Executivo da UNESCO, por iniciativa do Governo de Cuba, e homenageia organizações e indivíduos que se destacaram na causa da unidade e integração da América Latina e Caribe, com base no respeito às tradições culturais e valores humanistas.

O prêmio será entregue durante a abertura da III Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo, que será realizada na capital cubana entre os dias 28 e 30 de janeiro, com participação de representantes de 43 países para refletir sobre diversas problemáticas contemporâneas. Além de Frei Betto, participarão do evento o Prêmio Nobel da Paz argentino, Adolfo Pérez Esquivel e o ex-presidente da República Dominicana Leonel Fernandéz. A presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é esperada, mas ainda não foi confirmada.

* Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, LUSA [2] e de Cuba, Prensa Latina [3]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [16] Fazer uma Reclamação [16] Fazer uma Elogio [16] Fazer uma Sugestão [16] Fazer uma Solicitação [16] Fazer uma Simplifique [16]

Deixe seu comentário