Jean-Claude Duvalier e a sua esposa, Michelle

Imagem:

Compartilhar:

Acusado de crimes contra a humanidade, Baby Doc falta à audiência na Justiça do Haiti

Criado em 08/02/13 06h26 e atualizado em 08/02/13 08h36
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Jean-Claude Duvalier 'Baby Doc'
Jean-Claude Duvalier e a sua esposa, Michelle (Jacoboal/Wikimedia Commons)

Brasília – Considerado um dos governantes mais autoritários do Caribe, o ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc, de 61 anos, faltou ontem (7) à audiência na Justiça haitiana, na qual é acusado de crimes contra a humanidade. Baby Doc assumiu o governo aos 19 anos e presidiu o Haiti de 1971 a 1986, quando partiu para o exílio

O advogado dele criticou a Justiça por marcar a audiência para 7 de fevereiro - o mesmo dia em que, 27 anos antes, Baby Doc deixou o país para o exílio. A Promotoria do Haiti apela de uma decisão da Justiça, no ano passado, que considerou prescritos os crimes de Duvalier.

Baby Doc é considerado por analistas políticos um ex-ditador, pois sucedeu François Duvalier, cujo apelido era Papa Doc, mantendo o mesmo estilo na Presidência da República. Em 1957, Papa Doc assumiu o governo e implantou uma gestão marcada pela violência.

O ex-presidente deixou o Haiti rumo à França. Após sua saída, houve um esforço das autoridades de busca pela estabilização do país, mas uma série de ameaças impediu o processo. O Haiti é o país mais pobre da região.

*Com informações da BBC Brasil [3].

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [34] Fazer uma Reclamação [34] Fazer uma Elogio [34] Fazer uma Sugestão [34] Fazer uma Solicitação [34] Fazer uma Simplifique [34]

Deixe seu comentário