Politburo vai definir o futuro político da China

Imagem:

Compartilhar:

China quer melhorar relações com o Vaticano

Criado em 18/02/13 09h37 e atualizado em 18/02/13 14h30
Por © Agência Lusa

Vaticano foto externa
China e a Santa Sé não têm relações diplomáticas e a única igreja católica autorizada pelo governo chinês é independente do Vaticano (Enrique Zepeda Venegas/Creative Commons)

Pequim, 18 fev (Lusa) – A China manifestou-se hoje interessada em “melhorar as relações” com o Vaticano e exortou o sucessor do papa Bento XVI a adotar “uma atitude flexível e prática” nesse sentido.
“Esperamos que sob a liderança de um novo papa a Santa Sé adote uma atitude flexível e prática para criar condições à melhoria das relações bilaterais”, disse o porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros (MNE), Hong Lei, respondendo a uma pergunta da agência Lusa.

Foi a primeira reação oficial chinesa ao anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, há uma semana.

China e a Santa Sé não têm relações diplomáticas e a única igreja católica autorizada pelo governo chinês é independente do Vaticano.

Sem comentar o pontificado de Bento XVI, o porta-voz do MNE chinês indicou que “a China tem sido sempre sincera” quanto ao desejo de “melhorar das relações” com o Vaticano, mas – realçou – isso tem de ser feito “com base em dois princípios”.

“Em primeiro lugar, o Vaticano deve cortar os chamados laços diplomáticos com Taiwan e reconhecer o governo da República Popular da China como o único governo legítimo de toda a China e que Taiwan é uma parte inalienável da China”, disse.

O Vaticano “não deve interferir nos assuntos internos da China, incluindo interferências em nome da religião”, acrescentou Hong Lei.

A Santa Sé é o único Estado europeu que mantém relações diplomáticas com Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo governo chinês depois de o Partido Comunista ter tomado o poder no continente, em 1949.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [48] Fazer uma Reclamação [48] Fazer uma Elogio [48] Fazer uma Sugestão [48] Fazer uma Solicitação [48] Fazer uma Simplifique [48]

Deixe seu comentário