Relatório informa ainda que há 376 presos ligados ao Exército de Libertação Nacional, considerado o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Entrega de reféns pelas Farc é adiada

Criado em 14/02/13 20h52 e atualizado em 14/02/13 21h06
Por Leandra Felipe Edição:Aécio Amado Fonte: Correspondente da EBC [2]

FARC - helicópteros - Ajuda humanitária do Brasil
A missão é composta por representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e da organização não governamental (ONG), Colombianos e Colombianas pela Paz (Globovision/Creative Commons)

Bogotá - Cinco horas depois do início da missão humanitária para resgatar os policiais Cristian Camilo Yate e Victor Riascos, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu um comunicado das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) adiando a entrega dos reféns. De acordo com a delegada do CICV, Angela Bertinni, que atua na Região do Vale de Cauca, Sudoeste do país, foram os mensageiros da guerrilha que informaram à missão, que se deslocava para o local combinado, sobre o adiamento.

A missão é composta por representantes do CICV e da organização não governamental (ONG), Colombianos e Colombianas pela Paz.
O porta voz do CICV em Bogotá, Jordi Raich, disse que muitos jornalistas acompanhavam a missão. “A missão foi seguida por uma nuvem de periodistas”, disse. Ele ressaltou que respeita o direito à informação, mas que a “atenção midiática” impediu a liberação dos dois policiais em Cauca.

Os mensageiros das Farc encontraram a comitiva a 200 metros das coordenadas iniciais para a liberação. Segundo Bertinni, não houve contato entre a missão humanitária e os reféns.

Os integrantes da missão regressaram a Cali, capital do Vale de Cauca de onde esperarão uma nova data e novas coordenadas. 
O Brasil participou de libertações de prisioneiros anteriores, enviando helicópteros e pilotos do Exército brasileiro. Desta vez, o governo colombiano optou pela não participação de outro país.

 

Edição: Aécio Amado

 

 

 
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [26] Fazer uma Reclamação [26] Fazer uma Elogio [26] Fazer uma Sugestão [26] Fazer uma Solicitação [26] Fazer uma Simplifique [26]

Deixe seu comentário