Ilhas Salomão

Imagem:

Compartilhar:

Terremoto seguido por tsunami provocou nove mortes nas Ilhas Salomão

Criado em 07/02/13 07h31 e atualizado em 07/02/13 10h50
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Ilhas Salomão
Ilhas Salomão

Brasília - O terremoto, de 8 graus na escala Richter, seguido de tsunami causou nove mortos nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, segundo as autoridades locais. Cerca de 3,5 mil pessoas foram afetadas, 70 casas e quatro escolas, destruídas, e estradas, encobertas. A agência de promoção de investimentos filipina, Peza, informou que há carência de  água potável.

Após o terremoto seguido por tsunami, houve cerca de 40 réplicas com uma intensidade até 7 graus na escala Richter que se prolongaram hoje (7). A réplica mais violenta foi registrada no Sudeste, em Santa Cruz.

O comissário da Polícia das Ilhas Salomão, John Lansley, disse que há pessoas consideradas desaparecidas e um número indeterminado de feridos sendo atendidos por médicos e equipes de enfermagem.

As equipes médicas e de salvamento seguem em direção à Ilha de Santa Cruz, a mais afetada do país, enquanto as autoridades tentam reparar a pista do aeroporto de Lata, capital, para facilitar a chegada de ajuda humanitária.

Em 2007, um terremoto de 8,1 graus na escala Richter causou 52 mortos nas Ilhas Salomão – país que é formado por aproximadamente mil ilhas com uma população estimada em 523 mil pessoas. As Ilhas Salomão estão no Anel de Fogo do Pacífico – área de grande atividade sísmica e vulcânica.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [3].

Edição: Talita Cavalcante

Tags:  Agência Brasil [4], EBC [5], Ilhas Salomão [6], Internacional [1], mortes [7], terremoto [8], tsunami [9], Japão [10], onde fica [11], escala Richter [12], Pacífico sul [13], lata [14], ajuda [15], humanitária [16], filipina [17], peza [18], réplica [19], número de feridos [20], mortos [21]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [22] Fazer uma Reclamação [22] Fazer uma Elogio [22] Fazer uma Sugestão [22] Fazer uma Solicitação [22] Fazer uma Simplifique [22]

Deixe seu comentário