Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela deve apoiar candidatura do Brasil para a direção-geral da OMC

Criado em 10/02/13 14h54 e atualizado em 10/02/13 16h12
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Elias Jaua, sinalizou ontem (9) que os venezuelanos apoiarão a candidatura ao cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), o embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos. A indicação foi comemorada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que se reuniu com Jaua, em Caracas, capital venezuelana.

“Quero agradecer a consideração da Venezuela em relação à candidatura brasileira para a direção geral da OMC”, ressaltou Patriota. As eleições na OMC serão concluídas em 31 de maio. O processo eleitoral já começou.  

Além de Azevêdo, concorrem à direção-geral da OMC Alan John Kwadwo Kyerematen, da Gana; Anabel González, da Costa Rica; Mari Elka Pangestu, da Indonésia; Tim Groser, da Nova Zelândia; Amina C. Mohamed, do Quênia; Ahmad Thougan Hindawi, da Jordânia; Herminio Blanco, do México, e Taeho Bark, da Coreia do Sul.

O embaixador é apontado como um dos mais preparados especialistas em política comercial do governo brasileiro. O comando da OMC é exercido pelo diretor-geral, presidente do órgão revisor e presidente do mecanismo de controvérsias.

Diplomata de carreira, Azevedo é o representante permanente do Brasil na OMC, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), no Conselho das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), e na União Internacional de Telecomunicações (UIT). Ele construiu sua carreira na área de economia e comércio internacional, em especial de resolução de litígios.

Edição: José Romildo

Tags:  Antonio Patriota [3], Internacional [1], OMC [4], Ompi [5], UIT [6], venezuela [7], Itamaraty [8], Unctad [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário