Por enquanto, não há relatos de danos e vítimas

Imagem:

Compartilhar:

Japão ativa novo sistema de aviso de tsunami com foco na retirada de pessoas

Criado em 07/03/13 07h54 e atualizado em 07/03/13 08h13
Por © Agência Lusa [2]

Havaí
O aviso "enorme" será dado às ondas superiores a 3 metros, enquanto o "elevado" servirá para alertar a população para a ocorrência de ondas entre 1 e 3 metros de altura. (Vihh/Creative Commons)

Brasília - A Agência de Meteorologia do Japão ativou hoje (7) um sistema de aviso de tsunami, cujo objetivo é disponibilizar melhores mecanismos de alerta para a retirada das pessoas. Atualmente, o sistema apenas informa a altura das ondas.

Com o novo mecanismo, a agência oferecerá, durante os três minutos seguintes à ocorrência de abalo de intensidade igual ou superior a oito na escala Richter, informações sobre a provável ocorrência de um tsunami usando dois termos: "elevado ou enorme".

O aviso "enorme" será dado às ondas superiores a 3 metros, enquanto o "elevado" servirá para alertar a população para a ocorrência de ondas entre 1 e 3 metros de altura.

A Agência Meteorológica do Japão vai também utilizar expressões mais claras e descritivas para que a população possa avaliar a gravidade da situação.

O novo sistema surge dois anos depois do tsunami que atingiu o Nordeste do Japão e que provocou a morte de 15.881 pessoas e o desaparecimento de 2.676, segundo dados atualizados da polícia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [35] Fazer uma Reclamação [35] Fazer uma Elogio [35] Fazer uma Sugestão [35] Fazer uma Solicitação [35] Fazer uma Simplifique [35]

Deixe seu comentário