O cardeal-arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi  eleito papa pelos 115 cardeais reunidos em Roma, assumindo o nome de Francisco I.

Imagem:

Compartilhar:

Papa apela pelo fim da violência na República Centro-Africana

Criado em 27/03/13 10h21 e atualizado em 27/03/13 10h50
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Jorge Mario Bergoglio é o novo papa
O papa disse acompanhar os acontecimentos e estar em oração pelos que sofrem. (Agência Télam)

Brasília – O papa Francisco, que assumiu o pontificado há duas semanas, apelou hoje (27) pela paz na República Centro-Africana. O país foi alvo de uma ação de rebeldes que assumiram o poder e depuseram o presidente François Bozizé, que se viu obrigado, no fim de semana, a fugir para Camarões. Em seu apelo, Francisco defendeu o fim da violência e dos saques no país.

O papa disse acompanhar os acontecimentos e estar em oração pelos que sofrem. "Acompanho com atenção o que está acontecendo na República Centro-Africana e desejo garantir a minha oração a todos os que sofrem, em especial os parentes das vítimas, os feridos e as pessoas que perderam a própria casa e que foram obrigadas a fugir”, ressaltou.

Para o papa, é fundamental acabar imediatamente com a violência no país africano. “Faço apelo para que cessem imediatamente a violência e os saques, encontrando o quanto antes uma solução política para a crise que restabeleça a paz e a concórdia a esse querido país, há muito tempo marcado por conflitos e divisões”.

Bangui, a capital da República Centro-Africana, foi dominada no domingo (24) por rebeldes da coalizão Seleka, que depuseram o presidente. Em meio aos confrontos, militares sul-africanos foram mortos e há relatos de violência contra civis.

A orientação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil é para que os civis evitem deixar suas casas. De acordo com o Vaticano, o arcebispo de Bangui, dom Dieudonné Nzapalainga, pediu aos líderes de Seleka que protejam a população e seus bens e fez um apelo pelo fim do conflito.

*Com informações da rádio do Vaticano [3] 

Edição: Graça Adjuto

Tags:  Francisco [4], françois bozizé [5], Internacional [1], República Centro-Africana [6], apelo [7], ação [8], Camarões [9], fim [10], fuga [11], Papa [12], paz [13], pontificado [14], presidente [15], rebeldes [16], saques [17], violência [18], assumiu [19], duas semanas [20], alvo [21], assumiram [22], poder [23], depuseram [24], deposição [25], Camarões [9], fim da violência [26], desejo [27], oração [28], vítimas [29], feridos [30], perderam [31], desabrigados [32], própria casa [33], África [34], crise [35], Política [36], Bangui [37], coalizão [38], Séléka [39], confrontos [40], militares [41], sul-africanos [42], violência contra civis [43], civis [44], Ministério das Relações Exteriores [45], Vaticano [46], conflito [47], Agência Brasil [48], Notícias [49]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [50] Fazer uma Reclamação [50] Fazer uma Elogio [50] Fazer uma Sugestão [50] Fazer uma Solicitação [50] Fazer uma Simplifique [50]

Deixe seu comentário