200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile

Imagem:

Compartilhar:

Mais de 200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile

Criado em 11/04/13 20h41 e atualizado em 11/04/13 21h00
Por Portal EBC*

200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile
200 mil participam de manifestação por educação gratuita no Chile (Télam)

Brasília - Manifestação estudantil no Chile por educação gratuita reuniu mais de 200 mil pessoas nesta quinta-feira (11), apesar do anúncio do governo de Sebastian Piñera da criação de um fundo de 154,4 milhões de dólares para o ensino médio no país.

A marcha superou as expectativas da organização e fechou a semana marcada por greves em portos, minas e de trabalhadores da cultura. Além de estudantes universitários e secundaristas, sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores também participaram do protesto que pede aos candidatos presidenciais que discutam projetos concretos para a área.

Estudantes de nível primário e de pós-graduação, professores de colégios e dirigentes sindicais se encontraram na Alameda, a principal avenida da capital chilena Santiago, com lenços, cartazes e tambores.Os manifestantes partiram às 11h da Praça Itália no centro da capital, passaram  pelas principais avenidas de Santiago com bandeiras de diferentes organizações estudantis secundaristas, universitárias e políticas e outras que se somaram ao longo do trajeto.

Mostras artísticas de dança, teatro e pessoas caracterizadas de diferentes personagens da política chilena também fizeram parte da manifestação, recebida com apalusos e papel picado durante o trajeto.Como ocorreu durante todo o ano anterior, o segundo de protestos contínuos por parte dos estudantes, a manifestação terminou com alguns incidentes isolados provocados por jovens encapuzados durante o ato cultural preparado para o encerramento da marcha.

Pelo número de pessoas que participaram, a manifestação lembrou as 6 mil mobilizações realizadas em 2011 que colocaram que cheque o governo. Em seu último ano de mandato, Piñera tem uma aprovação de 30% nas pesquisas de opinião. As famílias chilenas tem que pagar até 900 dólares mensais em universidades públicas para que seus filhos estudem.

* Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Télam [2]

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário