Aposentados participam de protesto contra austeridade na Grécia

Imagem:

Compartilhar:

Movimentos sociais prometem nova onda de protestos contra austeridade na Europa

Criado em 29/04/13 06h24 e atualizado em 29/04/13 08h22
Por Gilberto Costa Edição:Graça Adjuto Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC [2]

Aposentados participam de protesto contra austeridade na Grécia
Aposentados participam de protesto contra austeridade na Grécia (Télam)

Lisboa - Movimentos sociais em Portugal, na Espanha, Grécia, no Chipre, na França e Alemanha prometem fazer no dia 1º de junho, um sábado, a maior manifestação contra as políticas de austeridade que afetam diversos países da Europa, especialmente do Sul do continente.

Os protestos terão como alvo os governos nacionais e os credores internacionais, a chamada Troika [3], formada pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comunidade Europeia. Na internet, os movimentos sociais responsabilizam o controle fiscal das despesas públicas, exigido por essas instituições, como a principal razão da crise que causa desemprego em massa na região.

Esta não é a primeira vez, desde o início da crise econômica internacional, que manifestantes tentam  mobilizar a população de diversos países da Europa contra a austeridade. Em novembro do ano passado, Portugal e Espanha fizeram um greve geral conjunta [4] no mesmo dia em que houve protestos em mais de 20 países.

De lá para cá, no entanto, a situação econômica se agravou. Portugal se aproxima da marca de 1 milhão de pessoas desempregadas e a Espanha anunciou ter mais de 6 milhões e 200 mil pessoas sem emprego.

Para abrandar a recessão (queda da atividade econômica medida em torno de 3% do Produto Interno Bruto), o governo anunciou, na semana passada, um pacote de medidas [5] com o objetivo de reduzir impostos e aumentar o financiamento do setor industrial, de pequenas e médias empresas, de atividades econômicas com vocação exportadora.

Segundo dados compilados pela site Conhecer a Crise [6], da Fundação Francisco Manuel dos Santos, cerca de 30% da capacidade produtiva da indústria de transformação em Portugal estão ociosos - um de cada dez euros que as empresas de diversos setores devem aos bancos está em atraso. Entre as empresas da construção civil, a inadimplência se aproxima de 20% do valor total dos empréstimos tomados.

Apesar dos indicadores econômicos e da mobilização social contra a austeridade, os credores internacionais [7] esperam que Portugal adote cortes permanentes de gastos públicos. Segundo a emissora pública RTP, o Conselho de Ministros volta a se reunir amanhã (30) para discutir as demissões e a redução de salários de funcionários públicos, o aumento na idade de aposentadoria e a extinção de direitos trabalhistas.

Os cortes visam a diminuir o déficit público e o anúncio das medidas é considerado condição para que Portugal receba, no próximo mês, 2 bilhões de euros do empréstimo da Troika e possa ter mais sete anos para iniciar o pagamento da dívida externa.

*Com informações da Rádio e Televisão de Portugal – RTP

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [57] Fazer uma Reclamação [57] Fazer uma Elogio [57] Fazer uma Sugestão [57] Fazer uma Solicitação [57] Fazer uma Simplifique [57]

Deixe seu comentário