Senado do Uruguai aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Imagem:

Compartilhar:

Nova Zelândia legaliza casamento gay

Criado em 17/04/13 10h25 e atualizado em 17/04/13 10h36
Por © Agência Lusa

A Nova Zelândia legalizou nesta quarta-feira (17) o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com a ação, o país é o primeiro da região do Pacífico Asiático a adotar a medida; e o 13º entre todos os países do mundo. A lei de alteração aos textos que regem o casamento do país desde 1995 foi aprovada hoje, 25 anos depois da despenalização da homossexualidade, em 1986

Esta reforma, defendida pelo primeiro-ministro de centro-direita, John Key, foi apresentada por Louisa Wall, deputada homossexual do Partido Trabalhista, principal formação da oposição. “A lei considerava os neo-zelandeses homossexuais como seres inferiores em relação aos outros cidadãos. Este texto permite garantir que o Estado não discrimine nenhuma categoria da população em função da orientação sexual”, disse a deputada à agência noticiosa francesa AFP, em citação repercutida pela agência de notícias de Portugal, Lusa.

O texto deparou-se com uma forte oposição, nomeadamente do grupo 'Family First' (Primeiro a Família), que acusou os responsáveis políticos de minarem a instituição tradicional do casamento sob pressão dos militantes homossexuais.

Em 1989, a Dinamarca foi o primeiro Estado a autorizar as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo. Em junho de 2012, voltou a ser o primeiro a legalizar o casamento homossexual. O Uruguai foi o último, há apenas algumas semanas.

A Austrália, país vizinho da Nova Zelândia, rejeitou uma moção para legalizar o casamento homossexual em setembro passado.

Os deputados franceses debatem  um projeto para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo e autorizar a adoção. A discussão do texto decorre num clima de tensão, devido à oposição de parte da população francesa.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [27] Fazer uma Reclamação [27] Fazer uma Elogio [27] Fazer uma Sugestão [27] Fazer uma Solicitação [27] Fazer uma Simplifique [27]

Deixe seu comentário