Protesto contra o ex-presidente da Guatemala, José Efraín Ríos Montt, acusado de genocídio

Imagem:

Compartilhar:

Advogados de ex-presidente querem que ele aguarde julgamento fora da prisão

Criado em 29/05/13 11h20 e atualizado em 29/05/13 11h33
Por Renata Giraldi* Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília - Os advogados do ex-presidente da Guatemala José Efraín Ríos Montt, de 86 anos, pediram que ele aguarde o julgamento em liberdade. No começo do mês, foi anulada a sentença de pena de 80 anos de prisão ao ex-presidente, que governou o país de 1982 a 1983. Um novo julgamento sobre os crimes contra a humanidade e genocídio deve ocorrer. O advogado Francisco García disse que a manutenção do ex-presidente em uma penitenciária é “ilegal”.
 
Ríos Montt está detido no Centro Médico Militar devido a problemas causados por hipertensão. Ao mesmo tempo, a Corte de Apelações de Justiça aguarda a designação de um novo tribunal para julgar o caso.
 
No último dia 10, o Tribunal Primeiro A de Maior Risco – formado pelos magistrados Yassmín Barrios, Patricia Bustamante e Pablo Xitimul – determinou a pena de 80 anos de prisão ao ex-presidente. Ele foi considerado responsável pela morte de 1.771 indígenas ixiles no departamento (estado) de Quiché. Mas a decisão foi anulada.

*Com informações da agência pública de notícias da Guatemala, AGN [3].

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [14] Fazer uma Reclamação [14] Fazer uma Elogio [14] Fazer uma Sugestão [14] Fazer uma Solicitação [14] Fazer uma Simplifique [14]

Deixe seu comentário