A presidenta Dilma Rousseff recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Imagem:

Compartilhar:

Biden recomenda que brasileiros deixem de subestimar o Brasil e acreditem no êxito do país

Criado em 31/05/13 14h33 e atualizado em 31/05/13 14h45
Por Renata Giraldi Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil [2]

Dilma Rousseff e Joe Biden
A presidenta Dilma Rousseff recebe o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Wilson Dias/ABr)

Brasília – Sorridente e dizendo-se encantado com o Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelou hoje (31) para que os brasileiros não subestimem a importância do país e o desenvolvimento alcançado. Biden disse que o Brasil superou a fase dos “países em desenvolvimento” e já alcançou o nível das nações desenvolvidas. Segundo ele, Brasil e Estados Unidos têm de “trabalhar juntos”.

“Os brasileiros subestimam a profundidade do seu êxito no mundo”, ressaltou Biden, que concedeu declaração à imprensa ao lado do vice-presidente Michel Temer, após reunião com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “O Brasil mostrou que não é preciso escolher entre a democracia e o desenvolvimento sustentável.”

Temer lembrou que o maior número de estudantes interessados em cursos no exterior procura os Estados Unidos. Biden reagiu dizendo que um país que investe em educação é aquele que tem mais chances de crescer e desenvolver. “Estamos ansiosos em trabalhar com vocês. [Se os estudantes nos procuram para intercâmbio, sinal que o que] é bom para vocês é bom para nós”, destacou.

Biden lembrou ainda que, depois da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Brasil, em 2011, diminuiu o tempo de espera dos brasileiros para obter a concessão do visto para os Estados Unidos. “Queremos que os brasileiros venham aos Estados Unidos não apenas para o comércio, mas para nos ver. Queremos que todos vejam o que está acontecendo e que os norte-americanos também venham ao Brasil”, disse.

Demonstrando acompanhar as decisões tomadas no Brasil, Biden elogiou a política de combate à violência contra as mulheres no país. Segundo ele, a legislação atual e as medidas adotadas demonstram a evolução dos brasileiros. “O Brasil tirou das sombras a violência contra a mulher”, disse ele. “'Trazer o problema à luz é o melhor', diz um dos nossos ministros da Suprema Corte.”

Bem-humorado, o vice-presidente disse que não queria mais deixar o Brasil. “Deixo o Brasil com muito otimismo sobre o fato de as relações [dos Estados Unidos com o Brasil] atingirem um outro patamar. Nós somos a primeira economia do mundo, vocês (brasileiros] são a sétima. Espero muito trabalharmos juntos.”

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário