O embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo é o representante do Brasil na Organização Mundial do Comércio

Imagem:

Compartilhar:

Candidato brasileiro à OMC e adversário são sabatinados por europeus

Criado em 02/05/13 13h41 e atualizado em 02/05/13 13h57
Por Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil [2]

Embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo
Nos últimos dias, Roberto Azevêdo intensificou a campanha em busca de apoio nesta etapa final. Segundo assessores, o embaixador inicia as atividades antes das 8h e acaba depois das 23h (Elza Fiúza/ Agência Brasil)

Brasília –  O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo e o adversário dele, o mexicano Herminio Blanco, que disputam o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), passaram o dia de hoje (2) em sabatinas com representantes da União Europeia, em Genebra (Suíça). O primeiro a ser questionado foi Blanco. Cada um teve dez minutos para a apresentação e mais 50 para responder às perguntas.

Nos últimos dias, Azevêdo intensificou a campanha em busca de apoio nesta etapa final. Segundo assessores, o embaixador inicia as atividades antes das 8h e acaba depois das 23h. São reuniões, telefonemas e conversas que ocupam as manhãs, tardes e noites do diplomata. A decisão final da disputa é esperada para o dia 29 de maio, mas é possível que o resultado seja divulgado antes.

O novo diretor-geral da OMC tomará posse em 31 de agosto, substituindo o francês Pascal Lamy. Azevêdo é apontado como o candidato com o perfil adequado para o cargo, pois conhece a área, é considerado sereno, hábil e paciente. Segundo negociadores brasileiros, a OMC é um órgão em que a habilidade e a paciência devem ser predominantes. 

Os negociadores brasileiros buscam votos entre os europeus e os aliados dos Estados Unidos e do Canadá, pois nos bastidores há informações de que a tendência entre norte-americanos, canadenses e parte da União Europeia é votar em favor do mexicano.

Azevêdo ocupa desde 2008 o cargo de representante permanente do Brasil na OMC. O mexicano Herminio Blanco é economista e ex-ministro de Comércio e Indústria do México. Independentemente do eleito, será a primeira vez que o órgão será comandado por um latino-americano.

Na eleição da OMC, cada um dos 159 países que integram o órgão vota no nome de sua preferência. A escolha é feita em três etapas. Inicialmente, havia 11 nomes. Para a segunda fase, encerrada no dia 25, ficaram cinco candidatos. Nesta última etapa são apenas dois.

Desde o lançamento de sua candidatura, em 28 de dezembro de 2012, Azevêdo foi à América do Sul e à Europa, à América Central, ao Caribe e à África, assim como à Ásia, à América do Norte e ao Oriente Médio.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [17] Fazer uma Reclamação [17] Fazer uma Elogio [17] Fazer uma Sugestão [17] Fazer uma Solicitação [17] Fazer uma Simplifique [17]

Deixe seu comentário