equipamento radioativo

Imagem:

Compartilhar:

Coreia do Norte indica que quer dialogar sobre programa nuclear

Criado em 24/05/13 08h15 e atualizado em 24/05/13 08h25
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Energia nuclear - equipamento radioativo
Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão (William Krapp/Creative Commons)

Brasília – O governo da Coreia do Norte, que ameaça deflagrar uma guerra nuclear na Península Coreana podendo atingir vários países da região, informou que está disposto a retomar as negociações sobre o seu programa nuclear. O enviado especial norte-coreano à China, Choe Ryong-hae, disse hoje (24) às autoridades chinesas que o governo está disposto a seguir as recomendações de Pequim e retomar as negociações sobre o tema.

Leia também:

Coreia do Norte lança míssil de curto alcance no Mar do Japão [3]

Coreia do Norte lança mísseis de curto alcance no mar do Japão [4]

Coreia do Sul defende criação de parque industrial internacional [5]

Choe, que é general quatro estrelas e diretor do Departamento Político do Exército norte-coreano, foi à China com a disposição de buscar um acordo, segundo ele. O militar se reuniu ontem (23) à noite com Liu Yunshan, do comitê permanente do Partido Comunista Chinês (PCC), o principal órgão de direção do regime.

“[O governo da China] espera que todas as partes implicadas façam adesão ao objetivo de desnuclearização da Península Coreana e mantenham a paz e a estabilidade”, disse Yunshan, em comunicado. “[Peço que] adotem medidas concretas para reduzir as tensões, façam avançar ativamente o diálogo e as consultas e retomem as conversações a seis partes, em breve.”

As negociações envolvem integrantes de seis países. Participam dos diálogos representantes das duas Coreias, da China, Rússia, dos Estados Unidos e do Japão. Desde 2003, o programa  programa nuclear norte-coreano é tema de reuniões do grupo, mas as discussões foram interrompidas em 2009, depois que a Coreia do Norte abandonou as conversas devido às sanções internacionais impostas ao país após novo teste nuclear.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa [6]

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [20] Fazer uma Reclamação [20] Fazer uma Elogio [20] Fazer uma Sugestão [20] Fazer uma Solicitação [20] Fazer uma Simplifique [20]

Deixe seu comentário