Na praça Taksim, em Istambul, manifestantes foram atingidos por latas de gás  lacrimogênio produzidos no brasileiro

Imagem:

Compartilhar:

Turquia prende ao menos 25 por comentários publicados no Twitter

Criado em 05/06/13 09h14 e atualizado em 05/06/13 09h18
Por © Agência Lusa

A polícia da Turquia deteve, pelo menos, 25 pessoas nesta madrugada na cidade de Izmir por terem publicado comentários no Twitter considerados “difamatórios”, informou a agência estatal Anatolia.

A polícia ainda está em busca de uma dúzia de outras pessoas que publicaram mensagens no Twitter com “informações difamatórias e falsas”, alega a polícia, segundo a Anatolia.

Um membro do Partido Republicano do Povo, da oposição, disse à Anatolia que os suspeitos estavam detidos por “apelarem às pessoas para se manifestarem”.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse no domingo que o Twitter estava causando problemas e que muitos utilizadores estavam divulgando “mentiras” para alimentar os protestos contra o seu Governo.

Na Turquia, os jovens recorrem às redes sociais para organizar protestos e alertam, através dos mesmos meios, para os locais onde a polícia recorre a gás lacrimogêneo e a canhões de água.

A onda de protestos na Turquia, que vai já no sexto dia, iniciou-se na sexta-feira (31) depois de a polícia ter dispersado, com gás lacrimogêneo, uma manifestação pacífica contra os planos de construção de um centro comercial num parque de Istambul.

Milhares de pessoas foram detidas desde sexta-feira, mas a maioria já foi libertada.

Na terça-feira, o vice-primeiro-ministro turco, Bulent Arinc, pediu desculpa pelos ferimentos causados a várias pessoas pela polícia, apelando ao fim dos protestos.

Tags:  europa [2], Ásia [3], Internacional [1], 25 pessoas [4], detenção [5], prisões [6], comentários [7], Twitter [8], rede social [9], polícia [10], izmir [11], difamação [12], agência estatal [13], anatolia [14], alegação [15], partido republicano do povo [16], oposição [17], suspeitos [18], apelo [19], meios [20], locais [21], protestos [22], manifestações [23], Turquia [24]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [25] Fazer uma Reclamação [25] Fazer uma Elogio [25] Fazer uma Sugestão [25] Fazer uma Solicitação [25] Fazer uma Simplifique [25]

Deixe seu comentário