De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, no México

Imagem:

Compartilhar:

Arqueólogos do México localizam 500 pedras gravadas de mais de 6 mil anos

Criado em 09/07/13 06h41 e atualizado em 09/07/13 08h43
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Arqueólogos do México localizam 500 pedras gravadas de mais de 6 mil anos
De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, no México (Mr. Theklan / Creative Commons)

Brasília – Arqueólogos mexicanos identificaram aproximadamente 500 pedras gravadas em um total de 8 mil figuras que acreditam ter cerca de 6 mil anos. As pedras foram encontradas na região de Narigua [3], no estado de Coahuila, no Norte do país. As pesquisas foram coordenadas pelo Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah).

De acordo com o instituto, as pedras foram localizadas na região do deserto branco, considerada a primeira zona arqueológica do México. Nas imagens gravadas, há referências à natureza, à caça e ao fogo. Os arqueólogos também encontraram materiais de lítica (mistura de argila natural e água), usados pelos antigos para a fabricação de utensílios.

Leia mais:

Empresa identifica contaminação da água por césio em torno de Fukushima [4]

Na Turquia, parque que motivou protestos é reaberto no mês do Ramadã [5]

 

Segundo os pesquisadores, a suspeita é que os acampamentos ficavam a céu aberto, distribuídos em vales, separados por uma serra de baixa altura e cercados por planície. No local, os arqueólogos encontraram a maior parte das pedras gravadas. Foi possível verificar também a existência de gravações rupestres no local.

O instituto defende o direito a visitas públicas nos sítios arqueológicos, desde que orientadas. Segundo os arqueólogos, os trabalhos de adequação ao público são fundamentais para melhorar a compreensão da sociedade à necessidade de preservar e respeitar a história.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [58] Fazer uma Reclamação [58] Fazer uma Elogio [58] Fazer uma Sugestão [58] Fazer uma Solicitação [58] Fazer uma Simplifique [58]

Deixe seu comentário