Presidente do Uruguai, José Mujica

Imagem:

Compartilhar:

Mujica considera que integração da América Latina deve partir da Amazônia

Criado em 24/07/13 18h11 e atualizado em 24/07/13 18h31
Por Portal EBC

Mujica compara comércio ilegal de maconha com prática clandestina de abortos
Presidente do Uruguai, José Mujica (Télam)

Brasília - “Em um mundo que se globaliza, para poder conversar com esse mundo, precisamos ser fortes. Para sermos fortes, precisamos nos juntar. Para nos juntarmos isso significa que temos que nos juntar à Amazônia”, disse o presidente do Uruguai, José Mujica, em entrevista exclusiva ao comentarista internacional da TV Brasil, Emir Sader. “A Amazônia pode se achar muito grande, muito grande para nós, mas é pequena para o mundo e precisa também de nós”, ressaltou.

Ao ser questionado sobre o futuro do Mercosul com a entrada da Venezuela no Bloco e a possibilidade de ingresso da Bolívia, Mujica disse que falta “fundar a nação” América Latina e que o desafio para isso é a superação dos nacionalismos. “Nós, os latino-americanos fundamos muitos países, quando conseguimos tirar as metrópoles das nossas costas. Falta fundar a nação. O que pode nos matar é a torpeza do nacionalismo furibundo. Temos que criar um telhado comum”.

Na entrevista Mujica também falou sobre a estratégia do Uruguai para legalizar a maconha. “Nós propusemos uma estratégia para que o Estado controle e regule esse mercado da maconha, estabelecendo uma dose, semanal, que estará na farmácia, como se fosse um remédio. Se o indivíduo extrapola, temos sua identificação e tratamos de atendê-lo para que se corrija”, afirmou.

O presidente uruguaio conta que a proposta tem antecedentes na história do país. “É uma tradição do Uruguai reconhecer a realidade”, afirmou. Ele cita a experiência da nacionalização da produção de bebidas alcoólicas em 1915, com a destinação de parte do lucro com a venda das bebidas para ajudar a saúde pública, enquanto os Estados Unidos aplicavam a “lei seca”.

Confira em vídeo a entrevista com Mujica para a TV Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0 -
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [13] Fazer uma Reclamação [13] Fazer uma Elogio [13] Fazer uma Sugestão [13] Fazer uma Solicitação [13] Fazer uma Simplifique [13]

Deixe seu comentário