Jerusalém Oriental

Imagem:

Compartilhar:

Palestinos relativizam retomada do diálogo com israelenses

Criado em 29/07/13 14h12 e atualizado em 29/07/13 15h07
Por Agência Télam [2]

Washington - Palestinos relativizaram a retomada das negociações com os israelenses que começarão hoje (29) em Washington, Estados Unidos, ao afirmar que o encontro não será para falar sobre um acordo de paz, mas sobre as condições para iniciar as conversações de paz.

“Ainda há questões de procedimento e temas políticos que têm de ser aclarados obrigatoriamente pelas duas partes antes que se comecem as verdadeiras negociações no Oriente Médio”, disse o porta-voz palestino no processo negociador, Yassir Abed Rabbo, à Rádio Voz de Palestina.

Leia também no Portal EBC:

Entenda o que é a desmilitarização da polícia [3]

Confira aplicativo com banco de questões do Enem [4]

Até 2014, Brasil deve ter 60 mil escolas públicas com aulas em período integral [5]

Papa diz que homossexuais não devem ser julgados, mas condena "lobby gay" [6]

Os Estados Unidos anunciaram ontem (28) que as duas partes começariam hoje dois dias de conversações diretas sob o auspício de Washington, após três anos de interrupção do diálogo, com o objetivo de elaborar um plano de trabalho.

“Conclamo Israel a aproveitar a oportunidade apresentada pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, para que se retomem as negociações com o objetivo de pôr fim a décadas de ocupação e exílio, e começar uma nova era de justiça, liberdade e paz para Israel, Palestina e o restante da região”, disse o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

A ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, responsável pelas negociações com os palestinos, e o emissário especial do primeiro-ministro de Israel, Itzhak Molcho, também falaram sobre as negociações antes do embarque a Washington.

“Sinto uma grande responsabilidade e também uma grande esperança. Agora existe uma oportunidade para ambas as partes de traçar o caminho para a resolução do conflito”, disse Tzipi Livni.

O governo de Israel aprovou ontem a libertação de 104 prisioneiros [7]palestinos, que têm cidadania israelita, após mais de 20 anos de cativeiro. A libertação dos presos desde 1993 era uma condição dos palestinos para voltarem a negociar a paz com Israel.

Agência Telam [8]

Tags:  Palestinos [9], retomada [10], negociações [11], israelenses [12], Israel [13], Washington [14], Estados Unidos [15], EUA [16], encontro [17], acordo de paz [18], Oriente Médio [19], conversações de paz [20], Yassir Abed Rabbo [21], rádio [22], voz da palestina [23], diálogo [24], objetivo [25], plano de trabalho [26], John Kerry [27], ministra [28], Justiça [29]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [30] Fazer uma Reclamação [30] Fazer uma Elogio [30] Fazer uma Sugestão [30] Fazer uma Solicitação [30] Fazer uma Simplifique [30]

Deixe seu comentário