John Kerry e Sartaj Aziz

Imagem:

Compartilhar:

EUA e Paquistão retomam diálogo estratégico suspenso desde 2011

Criado em 01/08/13 12h12 e atualizado em 01/08/13 12h34
Por © Agência Lusa [2]

Islamabad – Os Estados Unidos e o Paquistão decidiram retomar o diálogo estratégico, processo interrompido em 2011, um ano após o seu início. O anúncio ocorreu durante a visita do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à capital paquistanesa Islamabad.

“Os nossos interesses comuns ultrapassam em muito as diferenças que possamos ter tido”, afirmou Kerry, em entrevista após encontro com o homólogo paquistanês, Sartaj Aziz.

Leia também no Portal EBC

Com a greve nacional, saiba se seu voo está atrasado ou foi cancelado [3]

Portal EBC promove debate sobre desmilitarização da polícia nesta quinta-feira [4]

Procurador-geral de Justiça determina prioridade para o caso Amarildo [5]

Acesse o aplicativo com banco de questões do Enem e prepare-se para o exame [6]

“Os Estados Unidos estão empenhados em ter uma ligação a longo prazo com o povo do Paquistão, baseada nos interesses e no respeito mútuo”, disse o chefe da diplomacia norte-americana, que esteve reunido por mais de uma hora com o primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif.

Kerry transmitiu ao chefe do governo paquistanês um convite oficial do presidente norte-americano, Barack Obama, para que visite, possivelmente dentro de um mês, a Casa Branca para uma rodada de conversações sobre as relações bilaterais e a luta contra os talibãs.

O diálogo estratégico entre os dois países, que contou com três rodadas de diálogo em 2010, inclui contatos em diversas áreas, com destaque para a economia e a segurança, segundo Sartaj Aziz, assessor especial do primeiro-ministro paquistanês para os Negócios Estrangeiros.

Kerry, que chegou ontem (31) a Islamabad para realizar a sua primeira visita ao Paquistão como secretário de Estado, estará ainda com o presidente Asif Ali Zardari e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas paquistanesas, general Ashfaq Pervez Kiyani.

Nesses encontros, Kerry irá abordar a necessidade de reforçar a luta contra a presença no país de grupos insurgentes islâmicos, perto da fronteira com o Afeganistão, no momento em que as Forças Armadas  norte-americanas estão preparando sua retirada do território afegão até o final de 2014.

As relações bilaterais entre Washington e Islamabad enfrentaram uma crise particularmente grave após a captura e execução, em maio de 2011, pelas forças norte-americanas do então líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, que vivia em esconderijo no território paquistanês.

O Paquistão também contesta regularmente os ataques realizados pelas forças norte-americanas com drones (aviões não tripulados) que visam aos extremistas islamitas refugiados nas zonas tribais do noroeste do território paquistanês. Os ataques têm provocado a morte de civis.

As autoridades paquistanesas consideram que essas operações constituem um atentado à soberania do país, mas os Estados Unidos alegam que são um elemento-chave na luta contra os grupos extremistas naquela região.

Durante a entrevista, Sartaj Aziz reforçou a posição defendida por Islamabad sobre o assunto, um dos mais polêmicos das relações entre os Estados Unidos e o Paquistão.

“Reiteramos que são uma violação da nossa soberania e também são contraproducentes”, afirmou o chanceler paquistanês.

Kerry manteve-se fiel ao discurso defendido por Washington. “Existe uma política clara e transparente que guia as nossas ações [antiterroristas]”, afirmou Kerry. Para ele, quem viola a soberania paquistanesa é “Al Zawahiri [o atual líder de Al-Qaeda] quando ordena ataques a mesquitas e mercados” no Paquistão.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [29] Fazer uma Reclamação [29] Fazer uma Elogio [29] Fazer uma Sugestão [29] Fazer uma Solicitação [29] Fazer uma Simplifique [29]

Deixe seu comentário