Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano

Imagem:

Compartilhar:

Farc pedem pausa na negociação de paz para analisar ideia de referendo

Criado em 23/08/13 18h07 e atualizado em 23/08/13 18h19
Por Leandra Felipe Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil/EBC [2]

Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano
(Télam)

Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) pediram hoje (23) uma pausa nas negociações de paz com o governo do país, para avaliação da proposta apresentada pelo presidente Juan Manuel Santos de promoção um referendo [3] sobre os possíveis acordos de paz, no mesmo dia das eleições presidenciais de 2014.

O guerrilheiro Pablo Catatumbo disse que o grupo decidiu suspender as conversações momentaneamente e concentrar-se em analisar a proposta do governo. Com a apresentação do projeto de lei para permitir o referendo, a guerrilha voltou a defender uma Assembleia Constituinte, proposta rejeitada pelo governo.

Leia outras notícias sobre Internacional aqui [4]

Horas depois do anúncio da pausa solicitada pelas Farc, o presidente do país disse considerar legítimo o pedido. “É legítimo que estudem, mas o tempo passa e a paciência do povo colombiano tem seu limite, e temos que avançar nas conversações”, defendeu Santos, durante evento com populações afrodescendentes no departamento de Choco, Pacífico.

O negociador do governo, Humberto de la Calle, disse que o diálogo continua e que espera que as Farc utilizem o tempo solicitado com brevidade. “A conversação não foi rompida e se espera que o tempo que as Farc vão dedicar ao estudo do projeto de lei seja breve, e que a guerrilha retorne rapidamente à mesa de negociação”, disse.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [11] Fazer uma Reclamação [11] Fazer uma Elogio [11] Fazer uma Sugestão [11] Fazer uma Solicitação [11] Fazer uma Simplifique [11]

Deixe seu comentário