Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Maduro declara estado de emergência na área de energia elétrica

Criado em 12/08/13 06h38 e atualizado em 12/08/13 07h43
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil [2]

Nicolás Maduro
Maduro declara estado de emergência na área de energia elétrica (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou estado de emergência no sistema elétrico nacional por 90 dias. A ordem está decreto assinado ontem (11). A ministra da Comunicação e Informação, Delcy Rodríguez, divulgou a decisão por intermédio da rede social Twitter @DrodriguezMinci. As dificuldades envolvendo o abastecimento de energia no país são antigas e ainda no governo Hugo Chávez o Brasil colaborou com a transmissão de informações e visitas de especialistas.

Em abril, Maduro declarou estado de emergência no setor [3], também por 90 dias, e estabeleceu áreas de segurança, na tentativa de garantir o abastecimento de energia à população. Segundo ele, é “urgente e indispensável adotar medidas extraordinárias”.

Leia também:

Coreia do Sul faz apelo à população para impedir apagões [4]

Índia faz teste nuclear com míssil de longo alcance [5]

Israel anuncia construção de mais de mil casas em territórios ocupados por palestinos [6]

Paralelamente, as autoridades venezuelanas tentam resolver os efeitos de um incêndio na refinaria Puerto la Cruz da empresa Petróleos de Venezuela (Pdvsa) ontem, na região de Anzoátegui. Segundo as autoridades, o incêndio foi controlado, mas 180 famílias tiveram de ser retiradas do local por precaução. O incêndio começou por volta das 14h30 e foi controlado às 18h.

O governador de Anzoátegui, Aristóbulo Istúriz, disse que não houve danos nem vítimas. De acordo com ele, a população colaborou com o trabalho das equipes de resgate e também dos funcionários da Pdvsa. Segundo o governador, a refinaria retornará às atividades normalmente hoje (12).

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN [7] 

Edição: Graça Adjuto

Tags:  venezuela [8], abastecimento [9], emergência [10], energia elétrica [11], Nicolás Maduro [12], maduro [13], estado [14], governo [15], Hugo Chávez [16], presidente [17], sistema elétrico [18]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [19] Fazer uma Reclamação [19] Fazer uma Elogio [19] Fazer uma Sugestão [19] Fazer uma Solicitação [19] Fazer uma Simplifique [19]

Deixe seu comentário