O  presidente do Paraguai, Federico Franco, em reunião no palácio de governo

Imagem:

Compartilhar:

Presidente do Paraguai pede desculpas às vítimas da ditadura

Criado em 14/08/13 14h05 e atualizado em 14/08/13 14h13
Por Renata Giraldi Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil [2]

Brasília – Na véspera de deixar o poder, o presidente do Paraguai, Federico Franco, pediu hoje (14) desculpas às vítimas da ditadura do governo do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Em uma cerimônia, em Assunção, no Paraguai, Franco se reuniu com os sobreviventes e parentes das vítimas do período militar. “Nunca mais haverá ditadura no Paraguai”, ressaltou.

Leia também no Portal EBC:

Kerry diz que Estados Unidos vão manter monitoramento de dados [3]

Depois de 30 meses em queda, economia portuguesa volta a crescer [4]

Pelo menos 100 pessoas morrem e 2 mil ficam feridas em protestos no Egito [5]

“O governo pede desculpas em nome do povo paraguaio aos parentes das vítimas da ditadura, que lutaram pela democracia, aos heróis do Movimento 14 de Maio que deram suas vidas [pela causa democrática]”, ressaltou Franco, em discurso, referindo-se a um dos grupos de resistência ao governo de Stroessner e cujo nome homenageia a data de independência do país.

Franco reiterou ainda que serão mantidos os esforços para as buscas dos desaparecidos do período militar. O objetivo é identificar todos os desaparecidos. “Mas não há nada que compense a dor que vocês sofrem”, disse ele. “É o meu último ato público e no meu último discurso estou feliz de fazer um desagravo aos militantes do Movimento 14 de Maio e às vítimas da ditadura. Nunca mais haverá ditadura no Paraguai.”

*Com informações da agência pública do Paraguai, Ipparaguay [6]

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [23] Fazer uma Reclamação [23] Fazer uma Elogio [23] Fazer uma Sugestão [23] Fazer uma Solicitação [23] Fazer uma Simplifique [23]

Deixe seu comentário