A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Governo iraniano diz que suspendeu a produção de urânio enriquecido a 20%

Criado em 24/10/13 13h23 e atualizado em 24/10/13 13h56
Por ©Itar-Tass [2]

Teerã - O Irã parou de enriquecer urânio a 20%, informou hoje (24) a agência de notícias oficial do país (Irna, sigla em inglês para Agência de Notícias da República Islâmica). "Teerã parou de enriquecer urânio a um nível de pureza superior a 5%", disse o porta-voz da Comissão Parlamentar de Segurança Nacional e Política Externa do país, Hossein Naghavi Hosseini.

"O Irã possui quantidade suficiente de urânio enriquecido a 20% para conversão em combustível do reator para pesquisas médicas em Teerã", disse. O porta-voz informou, no entanto, que no futuro Teerã decidirá de forma independente se produzirá urânio enriquecido acima dos 5%.

Leia mais:

Espionagem a Merkel pode prejudicar relações da Alemanha com os EUA [3]

Coreia do Norte aceita visita de deputados sul-coreanos ao complexo de Kaesong [4]

Justiça russa nega pedido de fiança à ativista brasileira [5]

 

"Não há objetivo em discutir essa questão agora porque o processo de enriquecimento de urânio foi interrompido", acrescentou Naghavi Hosseini.

As potências ocidentais têm repetidamente declarado que, para convencer o mundo que não há intenção de desenvolver armas nucleares, o Irã deveria parar de enriquecer urânio a 20%, assim como dar mais publicidade ao seu programa nuclear e reduzir os estoques de urânio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [12] Fazer uma Reclamação [12] Fazer uma Elogio [12] Fazer uma Sugestão [12] Fazer uma Solicitação [12] Fazer uma Simplifique [12]

Deixe seu comentário