A matéria destaca histórias de brasileiros que conseguiram superar as barreiras ao comércio exterior

Imagem:

Compartilhar:

Bate-papo nesta segunda debate o comércio exterior brasileiro

Criado em 09/12/13 10h12 e atualizado em 09/12/13 10h22
Por Do Portal da Indústria [2]

Exportações
Conversa tem participação de líderes empresariais, um representante do governo e é mediado por jornalista especializada no tema (Foto: minplanpac /Creative Commons)

Na esteira da reunião da Organização Mudial do Comércio (OMC) em Bali, na Indonésia, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realiza, na segunda-feira (9), às 10h, o debate virtual Rumos da Indústria. Em sua quinta edição, o hangout terá participação da vice-presidente de Assuntos Governamentais da General Electric (GE) na América Latina, Adriana Machado; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges Lemos; e do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. Assista abaixo:


Com duração de uma hora, a discussão, que será mediada pela jornalista da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello, abordará os principais desafios da internacionalização das empresas brasileiras e a importância das cadeias globais  de valor. Em sua série de hangouts, a CNI já reuniu grandes empresários como Jose Varela, presidente da 3M no Brasil; Adauto Duarte, diretor de Relações Industriais da Fiat Chrysler para América Latina; e João Fernando Gomes de Oliveira, presidente da Embrapii.

O tema escolhido é um dos destaques do 8º Encontro Nacional da Indústria (ENAI), que será realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, em Brasília. O evento reunirá mais de 1.500 líderes empresariais para discutir os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global.

Os internautas poderão interagir com os convidados enviando perguntas e comentários pelas redes sociais. Basta utilizar a hashtag #RumosdaIndústria ou deixar mensagens nos perfis da CNI no Twitter, Facebook, Google+ ou YouTube.

O bate-papo será realizado via hangout, ferramenta de videoconferência da rede social Google+ que permite transmissões ao vivo. Além de assistir e interagir, os internautas também poderão transmitir as imagens em seus sites ou blogs (o código do player será publicado minutos antes).

Quem é quem
Carlos AbijaodiCarlos Eduardo Abijaodi é diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI. Graduado em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, é especialista em engenharia econômica pelo Instituto de Engenharia Econômica e Administração (INEA). Antes de ingressar na CNI, foi superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e gerente do Centro Internacional de Negócios. Foi diretor internacional da Construtora Andrade Gutierrez para a África e Oriente Médio.

Adriana MachadoAdriana Machado  é vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da General Electric, na América Latina. Foi eleita pela revista Forbes Brasil como a 4ª mulher de negócios mais poderosa do país. Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília, trabalhou como consultora na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, e como conselheira política para os Estados Unidos da América, na Embaixada Americana em Brasília. Em 2011, se tornou a primeira mulher na história da GE a representar os negócios da empresa no Brasil e, em 2013, assumiu o cargo de vice-presidente de assuntos governamentais.

Mauro BorgesMauro Borges Lemos é presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e secretário-executivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Doutor em Economia pela Universidade de Londres, com pós-doutorado na Universidade de Illinois e na Universidade de Paris. Foi secretário-executivo da Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec) e é presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Atuou como pesquisador e consultor em entidades como a Capes e o CNPq.

Patrícia Campos MelloPatrícia Campos Mello é repórter especial da Folha de S.Paulo e colunista da Folha.com. Especializada em economia e política internacional, cobriu a cúpula dos BRICS na África do Sul e as eleições nos Estados Unidos em 2012. Antes, foi correspondente do jornal Estado de S. Paulo em Washington durante quatro anos.  Cobriu  a guerra do Afeganistão com as tropas americanas - ela passou um mês no front com os soldados, em 2009. Cobriu várias cúpulas do G20 e os atentados de 11 de setembro em Nova York.

Tags:  comércio exterior [3], CNI [4], bate-papo [5], ao vivo [6], hangout [7], mercado [8]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [9] Fazer uma Reclamação [9] Fazer uma Elogio [9] Fazer uma Sugestão [9] Fazer uma Solicitação [9] Fazer uma Simplifique [9]

Deixe seu comentário