A possibilidade de enriquecimento acima desse percentual levanta mais suspeitas sobre o programa nuclear desenvolvido no país, que é alvo de desconfiança de produzir armas nucleares

Imagem:

Compartilhar:

Irã suspende enriquecimento de urânio a 20%

Criado em 20/01/14 13h56 e atualizado em 20/01/14 14h31
Por Telam Edição:Valéria Aguiar

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) informou hoje (20) que Teerã está produzindo urânio com uma pureza máxima de 5%, potencial impossível de ser utilizado para fins militares. A decisão é parte de um plano acordado em novembro entre o Irã e potências mundiais em Genebra.

Leia também no Portal EBC: 

Desemprego entre jovens é mais do que o dobro da taxa geral [2]

OIT: 202 milhões de pessoas estão sem emprego no mundo [3]

A AIEA destacou que o Irã interrompeu a maquinaria utilizada para produzir combustível nuclear e que as centrífugas de Natanz e Fordow estão processando apenas urânio enriquecido a 5%. O comunicado da agência informou que o Irã suspendeu também experimentos nucleares que estavam em andamento, como a construção de um reator nuclear em Arak.

Em contrapartida, as sanções internacionais contra o Irã serão reduzidas de forma parcial e paulatina nos próximos seis meses. A ideia é que, em seguida, se chegue a um acordo definitivo sobre a suspeita de que Teerã tenha interesse em fabricar armas atômicas.

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário