Crianças em Porto Príncipe

Imagem:

Compartilhar:

Seca prolongada causa grave crise alimentar no Haiti, adverte ONU

Criado em 08/04/14 08h09 e atualizado em 08/04/14 08h40
Por Agência Brasil* [2] Edição:Graça Adjuto

A Organização das Nações Unidas e o Haiti expressaram hoje (8) preocupação com a seca prolongada que afeta grande parte do país e que provocou receio sobre uma eventual crise alimentar para a qual o governo não está preparado.

De acordo com a imprensa local, as autoridades estimam que pelo menos 600 mil pessoas estão malnutridas em todo o país, em particular no Noroeste, onde 43% dos lares são afetados por insegurança alimentar. "Apelamos para uma maior contribuição dos parceiros do Haiti, uma resposta duradoura à situação no Norte, no quadro da luta alimentar que continua a afetar 600 mil pessoas no país", disse o assessor do primeiro-ministro, Hébert Docteur, citado pela imprensa local.


Leia mais notícias no Portal EBC [3]

O governo haitiano solicitou o auxílio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) que, na semana passada, distribuiu 1.500 toneladas de produtos alimentícios a 164 mil pessoas em situação vulnerável, principalmente mulheres e crianças.

O coordenador residente humanitário da ONU e responsável adjunto da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, (Minustah), Peter de Clercq, considerou a situação "preocupante". Ele disse que é preciso assistência alimentar e nutricional urgente, além de um programa sustentável a longo prazo, para enfrentar a situação com êxito.

O Haiti é considerado o país mais pobre do Hemisfério Ocidental. A situação foi agravada depois do terremoto de janeiro de 2010, que atingiu Porto Princípe e outras áreas do país e causou 300 mil mortes, deixou cerca de 250 mil feridos e afetou 1,5 milhão de pessoas.

*Com informações da Agência Lusa

Editor Graça Adjuto

Tags:  Internacional [1], haiti [4], crise alimentar [5], seca [6], seca prolongada [7], ONU [8], alerta [9]
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário