wwww

Imagem:

Compartilhar:

Ulan lança em agosto portal das agências públicas de notícias latino-americanas

Criado em 22/04/14 21h14 e atualizado em 22/04/14 21h22
Por Lana Cristina Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil [2]

A União Latino-Americana de Agências de Notícias (Ulan), que reúne veículos de nove países da América Latina e do Caribe, marcou para 4 de agosto o lançamento do portal Ansur, que reunirá as principais notícias produzidas pelas agências de cada um dos países associados. O novo portal será lançado em Quito, no Equador.

Leia mais notícias [3]

A decisão foi tomada hoje (22) na 3ª Assembleia Geral da Ulan, em Havana, Cuba. Do encontro, participaram representantes da Télam (Argentina), da Agência Boliviana de Informação – ABI (Bolívia), da Prensa Latina (Cuba), Agência Pública de Notícias do Equador e América do Sul - Andes (Equador), da Notimex (México), da Agência Peruana de Notícias - Andina (Peru), da Agência Venezuelana de Notícias – AVN (Venezuela), da Agência Brasil e da Secretaria de Comunicação do Uruguai.

O novo portal terá conteúdo multimídia, com reportagens, fotos, infográficos, ilustrações, áudios e vídeos. O material será publicado em espanhol, português e inglês.

No encontro, foram acertados os detalhes para o funcionamento do novo portal, tais como o envio de material e critérios editoriais. Além de conteúdo factual, o portal terá reportagens especiais com a participação das agências públicas de notícias que integram a Ulan.

O encontro resultou ainda na divulgação da Declaração de Havana, documento no qual a Ulan destaca a importância de ampliar a integração entre as agências e a necessidade de aprofundar as relações de cooperação com o objetivo de fortalecer sua condição de espaço plural e democrático, a partir de uma visão latino-americana e caribenha.

A Ulan também declarou apoio à integração da América Latina e do Caribe através da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Em fevereiro, ocorreu em Havana a 2ª Cúpula da Celac, na qual os chefes de Estado e os governos da região ratificaram o empenho em incrementar a luta pela integração, paz, prosperidade, soberania e pelo diálogo como forma de trabalhar por um futuro melhor para seus povos.

A organização das agências notícias manifestou ainda preocupação com a ação do governo norte-americano de operar uma rede social paralela, conforme apontado recentemente pela Associated Press (AP). A rede, chamada Zunzuneo – nome cubano do beija-flor -, funcionou entre 2009 e 2012. A finalidade dessa rede era fazer propaganda junto aos jovens contra o governo cubano.

Outro manifesto da assembleia foi em defesa das instituições democráticas venezuelanas. A Ulan condenou “qualquer intento de modificar a realidade política [da Venezuela] por vias violentas e inconstitucionais”. A entidade defendeu o processo de diálogo proposto pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, como forma de garantir a democracia e a solução dos problemas, e o acompanhamento do processo pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Ao final do encontro, os participantes da 3ª Assembleia Geral da Ulan confirmaram a agência argentina Télam na presidência do organismo internacional.

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia [10] Fazer uma Reclamação [10] Fazer uma Elogio [10] Fazer uma Sugestão [10] Fazer uma Solicitação [10] Fazer uma Simplifique [10]

Deixe seu comentário